O Professor da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) José de Jesus Gaspar foi eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais (SPCF) durante o 9º Congresso Florestal Nacional, que se realizou no Funchal, de 10 a 14 de Outubro passado. A lista presidida por José Gaspar foi eleita para o quadriénio 2023-2026 e conta, entre outros elementos, com três ex-alunos da ESAC: Leónia Nunes (direcção), Pedro Marques (assembleia geral) e Anabela Isidoro (delegada dos Açores).
Doutorado em Ciências Aplicadas ao Ambiente pela Universidade de Aveiro (2005), Mestre em Environmental Remote Sensing pela University of Aberdeen (1995) e Licenciado em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1990), José Gaspar é Professor Coordenador na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), onde lecciona desde 1990, e Investigador no Centro de Ecologia Funcional.
Desenvolve a sua actividade docente na área das Ciências Florestais e nas áreas das Ciências da Terra e do Ambiente. Foi vice-presidente da ESAC entre 2007 e 2008 e assumiu a liderança desta instituição de ensino superior entre 2010 e 2014.
Para além das funções de docência e de vice-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), cargo que assumiu em 2017, mantém uma ligação continuada ao movimento associativo florestal através da participação na direcção de uma OPF (APFAM) e na direcção da Forestis — Associação Florestal de Portugal.
Homenagem a Fernando Páscoa
O 9º Congresso Florestal Nacional, cuja edição se subordinou ao tema “Sustentabilidade da floresta portuguesa: valorizar para superar desafios”, e na qual diversos docentes e bolseiros de investigação da ESAC apresentaram os resultados dos seus trabalhos de Investigação & Desenvolvimento em curso, foi igualmente ocasião para uma homenagem a Fernando Páscoa.
A homenagem teve lugar no decorrer da sessão de encerramento e coube a José Gaspar a apresentação de uma resenha do percurso do Professor Fernando Páscoa, que iniciou as suas actividades profissionais no Fundo de Fomento Florestal, tendo passado pela investigação na Estação Florestal Nacional do Instituto Nacional de Investigação Agrária; pela presidência da comissão instaladora da ESAC (1987-1994); pela actividade docente nesta instituição de ensino; e pela coordenação de investigação no Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade.
Na SPCF, desempenhou as funções de delegado para a Região Centro durante o mandato da direcção que vigorou de Dezembro de 1995 a Dezembro de 2000, e desempenhou as funções de presidente da direcção entre 2002 e 2009, tendo ainda assumido um papel relevante na organização dos 5º e 6º Congressos Florestais Nacionais.
No evento foi ainda escolhido o local da realização do 10º Congresso Florestal Nacional, tendo sido aceite a candidatura apresentada pela ESAC para organização deste congresso, que se realizará em 2026.
Agricultura e Mar