A 10 de Setembro de 1756, o Marquês de Pombal criou a mais antiga região demarcada e regulamentada do Mundo: o Douro Vinhateiro. A data foi instituída como o Dia Internacional do Vinho do Porto, e o IVDP — Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto assinala desde 2014 a efeméride com uma série de iniciativas tendentes à promoção do mais emblemático vinho português.
Amanhã, dia 10 de Setembro, no Hilton Boeira Garden, em Vila Nova de Gaia, serão entregues distinções nas áreas da Enologia, Viticultura, Enoturismo e Revelação, no âmbito do projecto “Douro+Sustentável”, que visa o desenvolvimento economicamente viável, com boas práticas ambientais promovendo a elaboração de projectos consistentes que valorizem a protecção da região e do seu património.
Um evento que conta, a partir das 13 horas, com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto tem por missão promover o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a protecção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e indicação geográfica Duriense.
O IVDP promove a imagem de prestígio internacional para as denominações de origem Porto e Douro, e pretende aumentar a percepção de valor pelos consumidores, baseada numa forte diferenciação dos produtos no respeito dos conceitos de denominação de origem e seu “terroir”.
Agricultura e Mar