A Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável promove o webinar “Desflorestação, Direitos Humanos e mercadorias agrícolas”, a realizar-se no próximo dia 25 de Julho, a partir das 18 horas, na plataforma Zoom.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas aqui.
Neste webinar, a Zero convida a olhar para a realidade do agronegócio no Brasil, as implicações do tratado UE-Mercosul e o que de novo vem trazer este regulamento da União Europeia para produtos livres de desflorestação.
Como convidados terá Marcel Gomes (da Repórter Brasil) e Rita Raleira (da Troca – Plataforma por um Comércio Internacional Justo). A moderação ficará a cargo de Pedro Horta da Zero.
Explica a Associação Sistema Terrestre Sustentável que, em Novembro de 2021, a Comissão Europeia apresentou uma proposta de regulamento para produtos livres de desflorestação, com o objectivo garantir a entrada de produtos livres de desflorestação e degradação florestal no mercado da União Europeia.
A discussão em torno da nova legislação “renovou o olhar para as consequências do modelo de produção e comercialização internacional de mercadorias agrícolas, facilitado por tratados internacionais. A comercialização e o financiamento da agricultura têm impulsionado a expansão agrícola – a principal causa de desflorestação a nível mundial”, refere a Zero.
E acrescenta que “carne de vaca, óleo de palma, soja, cacau, borracha e café estão entre as mercadorias mais geradoras de desflorestação no Mundo. No entanto, os impactes não se sentem apenas nas florestas – englobam vários ecossistemas e afectam directamente os povos e as comunidades locais”.
Programa
18h00 – Abertura (Zero)
- Boas-vindas e síntese da programação e funcionamento do Q&A
- Contexto do debate em torno da proposta de regulamento anti-desflorestação da Comissão Europeia
- Apresentações
18h15 – Marcel, Repórter Brasil
- Soja, milho e bovinos – Impactes do Agronegócio Internacional no Brasil
18h45 – Rita, TROCA – Plataforma para um Comércio Internacional Justo
- O UE-Mercosul e os riscos dos Tratados Internacionais de Comércio
19h15 – Conversa com colocação de perguntas pelo público
Agricultura e Mar