Início / Agricultura / Estação de Avisos do Norte Transmontano: “não retire do souto as ganhas, verdes ou secas”

Estação de Avisos do Norte Transmontano: “não retire do souto as ganhas, verdes ou secas”

A Estação de Avisos Agrícolas do Norte Transmontano aconselha: “não retire do souto as ganhas, verdes ou secas”.

Sendo a luta biológica o único modo de controlar a importante praga da vespa das galhas do castanheiro, revela a Estação de Avisos que “efectuaram-se várias largadas do parasitoide Torymus sinensis por toda a região. Assim, e para que o parasitóide se instale e tenha o êxito pretendido, são desaconselhados todos os tratamentos fitossanitários, neste período, especialmente insecticidas, nos soutos e suas proximidades, onde se efectivaram as largadas do auxiliar”.

Adianta a Estação de Avisos Agrícolas do Norte Transmontano, na sua Circular nº 4, que “as galhas (bugalhos) secas, não devem ser retiradas do castanheiro, uma vez que o parasitoide Torymus sinensis passa o Inverno dentro delas e ao fazê-lo estaríamos a destrui-lo”.

Vinha

Já na vinha, aquela Estação de Avisos refere que as condições meteorológicas verificadas nos últimos dias, proporcionaram condições favoráveis a ocorrência de novas infecções de míldio e oídio.

“Aconselhamos por isso, os Sr. Agricultores, a fazerem um tratamento contra estas doenças, seleccionando os produtos da lista em anexo à Circular nº 3. Igualmente importante é orientar bem a vegetação e fazer uma cuidada desfolha, de maneira a permitir um bom arejamento da planta e facilitar a penetração do produto utilizado”, acrescenta a Circular nº 4.

Batateira

Ainda quanto ao míldio, mas na batateira, a Estação de Avisos Agrícolas do Norte Transmontano diz que “o estado do tempo também tem decorrido favorável ao aparecimento de infecções de míldio, pelo que, deve continuar a proteger o seu batatal, com um produto sistémico homologado para esse fim”.

Os fungicidas homologados para estas culturas e finalidades, devem ser consultados na página de Iinternet da DGAV — Direcção Geral de Alimentação e Veterinária aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Governo aprova despesa de 136 M€ em meios aéreos de combate a incêndios rurais

Partilhar              O Governo aprovou hoje, 22 de Novembro, uma Resolução do Conselho de Ministros que autoriza …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.