Três centenas e meia de vinhos de 151 produtores, em representação de 55 municípios e 12 regiões vitivinícolas, competiram no II Concurso Cidades do Vinho, que se realizou dia 7 de Maio à porta fechada na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, a cidade seleccionada para acolher este evento de características únicas que junta concelhos e produtores na promoção vinícola.
No concurso, um júri de 35 especialistas, presidido por António Ventura, enólogo com 40 anos de experiência e eleito Personalidade do Ano do Vinho de 2022 pela Revista de Vinhos, analisou e escolheu os melhores vinhos nacionais, apresentados pela maioria dos produtores portugueses.
António Ventura acabou por confidenciar no jantar que o júri elegeu com um grande prémio um Moscatel de Setúbal. Os premiados do concurso serão anunciados na Feira Nacional de Agricultura de Santarém, a 11 de Junho.
“Termos esta possibilidade de organizar aqui uma mostra de vinhos a nível nacional com 350 participações é naturalmente um grande orgulho para a cidade de Setúbal e para o Município”, disse presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, depois de ter visitado a mostra de vinhos e produtos regionais “Setúbal à Prova”, integrada no programa do certame.
Organizado numa parceria entre a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, a Câmara Municipal de Setúbal e a Escola de Hotelaria e Turismo, o concurso contou com o alto patrocínio da Presidência da República e o apoio institucional do Ministério da Agricultura.
Depois de a primeira edição ter decorrido no ano passado em Lagoa, Algarve, à organização do II Concurso Cidades do Vinho também foram apresentadas as candidaturas dos municípios de Borba, Pinhel e de Peso da Régua.
Agricultura e Mar