A 38ª Ovibeja, com os espaços lotados no que diz respeito a expositores e com as maiores expectativas em relação a visitantes, está quase a abrir portas. Com inauguração agendada para o dia 21, às 11h00, pela ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, a 38ª Ovibeja tem como mote a reflexão sobre “Como Alimentar o Planeta?”.
“Uma responsabilidade que nesta edição assume contornos mais relevantes e mais sensíveis devido à guerra encetada pela Rússia. Solidária com a Ucrânia, a Comissão Organizadora da Ovibeja decidiu disponibilizar 1% da receita total das bilheteiras a favor deste país, através da Embaixada da Ucrânia em Portugal”, refere uma nota de imprensa da organização da Feira, a cargo da da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.
Com oito pavilhões cobertos e muitos outros espaços exteriores distribuídos por cerca de 10 hectares do Parque de Feiras e Exposições de Beja, Manuel de Castro e Brito, esta edição da feira conta com muitos atractivos para todos os públicos.
Além de produtos e serviços das mais diversas entidades de todos os sectores de actividade, onde se inclui grande oferta de produtos agroalimentares para venda e consumo na feira, a Ovibeja conta também com vários espaços temáticos. Desde uma exposição interactiva sobre o tema central da feira, até à arena do azeite, pavilhão da pecuária, pavilhão do cante, campo da feira, pavilhão central onde, além dos expositores, se situam diversas oficinas temáticas dirigidas a crianças, jovens e suas famílias.
É também muito variada a oferta de actividades culturais e recreativas, com animação de rua, actuação de grupos corais em vários espaços, e que têm como momento alto o dia 23 através da iniciativa “Comboio do Cante” onde vão estar mais de 500 cantadores da zona da grande Lisboa. Vão ainda ocorrer demonstrações e concursos com animais, actividades de equitação, entre variadas outras actividades.
O momento alto das noites acontece com os concertos que trazem a Beja nomes grandes da música: Banda da Força Aérea e Tunas, na primeira noite, Blaya a 22 de Abril, Pedro Abrunhosa no sábado e Paula Fernandes no domingo.
Agricultura e Mar