Início / Mar / Ambiente / Açores avançam com limpeza subaquática do Núcleo de Pescas de Ponta Delgada

Açores avançam com limpeza subaquática do Núcleo de Pescas de Ponta Delgada

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas dos Açores, através dos Serviços de Ilha de São Miguel, avançou com uma intervenção de limpeza subaquática no Núcleo de Pescas de Ponta Delgada, com o apoio de mergulhadores profissionais.

Esta foi a primeira vez, desde a construção do referido núcleo, em 2001, que se procedeu a uma intervenção do género, procurando alertar não só a comunidade piscatória, mas também os utilizadores da zona em questão para as questões ambientais e a para a poluição existente nos núcleos de pesca, revela a Secretaria Regional do Mar e das Pescas.

O Núcleo de Pescas de Ponta Delgada é um dos mais movimentados dos Açores e, tal como os restantes, “requer uma frequente manutenção e limpeza de modo a garantir as melhores condições aos profissionais do mar e prevenindo danos que afectem as embarcações de pesca e a actividade piscatória”, refere o Executivo açoriano em nota de imprensa.

Segundo a tutela, esta acção incidiu na retirada de lixo circundante aos pontões de amarração de embarcações, nomeadamente no que se refere a defensas, cabos e escadas, equipamentos que requerem uma manutenção regular.

Nesta primeira fase, a equipa de mergulhadores profissionais encarregue pela intervenção retirou do mar aproximadamente cerca de 30 toneladas de pneus e dez toneladas de defensas.

“A implementação de acções de prevenção que garantam a segurança dos profissionais da pesca e das suas embarcações, de modo a diminuir o índice de sinistralidade desta actividade, que só por si é de risco, assume grande importância para a Secretaria Regional do Mar e das Pescas”, realça a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.