Início / Agricultura / Viana do Castelo assinala Dia Mundial da Floresta com acção de controlo de acácias

Viana do Castelo assinala Dia Mundial da Floresta com acção de controlo de acácias

O município de Viana do Castelo assinala, esta segunda-feira, 21 de Março, o Dia Mundial da Floresta e, amanhã, 22 de Março, o Dia Mundial da Água.

Hoje, no Dia Mundial da Floresta, a Câmara Municipal promove, no Monte Galeão, uma acção de erradicação de espécies vegetais exóticas com comportamento invasor, que ameaçam de dia para dia o equilíbrio ecológico e a paisagem identitária do nosso território.

Esta acção desenvolve-se no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação Ecológica das áreas classificadas do concelho, programa para o qual foram assinados protocolos de cooperação entre o Município Viana do Castelo e 18 empresas e 3 associações do concelho, envolvendo o tecido social e empresarial, no contexto da responsabilidade ambiental das instituições, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Desta forma, estas entidades responsabilizaram-se pela manutenção das 13 áreas classificadas como Monumentos Naturais através de pelo menos duas intervenções anuais, por parte de cada uma, na área do Monumento Natural que apadrinham, acrescenta.

Controlo de Acácia

Esta será a primeira acção deste ano 2022, e contará com a presença de 15 colaboradores da Painhas PAGroup, em colaboração com técnicos do Geoparque, do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e do Gabinete Técnico-Florestal, que integram a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Em conjunto, irão proceder ao controlo de Acácia longifólia (Acácia-de-espigas) através de técnicas manuais de arranque, corte e descasque, promovendo à reabilitação da paisagem característica e identitária do Monte Galeão, que integra o Monumento Natural Local das Dunas Trepadoras do Faro de Anha.

Dia Mundial da Água

Amanhã, Dia Mundial da Água, o Município integra a campanha “H2Off”, que visa impulsionar a mudança de comportamentos e apelar a uma consciencialização clara e actuante sobre o uso correcto e eficiente da água.

Promovida pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, pretende-se que, no próximo dia 22 de Março, às 22h00, seja a “Hora de fechar a torneira”, refere a mesma nota.

Paralelamente, o Município participou no Projecto NOR-WATER “Poluentes Emergentes nas águas da Galiza e Norte de Portugal: Novas ferramentas para a Gestão do Risco”, co-financiado pelo Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP), onde se desenvolveu uma exposição itinerante que iniciará um percurso pelos agrupamentos de escolas do concelho até de Maio de 2022.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.