“Salvar o Oceano, proteger o Futuro” é o mote da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, aquele que será um momento de viragem histórica num Mundo cada vez mais consciente da necessidade de acção urgente para proteger e regenerar o planeta, diz uma nota de agenda do Ministério do Mar.
A 111 dias desse momento, a apresentação de um vídeo promocional sobre a Conferência, seguido de debate com oradores de vários quadrantes, decorrerá a partir das 15h00 de 8 de Março, no auditório do IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Algés.
Esta será a rampa de lançamento para convocar todos a acompanharem os trabalhos da Conferência, que decorrerá de 27 de Junho a 1 de Julho, em Lisboa, co-organizada pelos governos de Portugal e do Quénia; bem como os eventos paralelos que terão lugar em vários locais.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, têm promovido a Conferência em diversos meios para reunir um conjunto alargado de decisores dos 193 países da ONU.
O empenho de vários sectores da sociedade é, também, imprescindível para acelerar a implementação do Objectivo do Desenvolvimento Sustentável 14 da Agenda 2030 da ONU – Proteger a Vida Marinha, acrescenta a mesma nota.
Pode assistir ao evento, online e em directo, na conta Youtube da República Portuguesa, aqui.
Programa
14h30 – Recepção dos participantes
15h00 – Boas-vindas
15h10 – Visionamento do vídeo promocional da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas
15h15 – Mensagens institucionais
15h35 – A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas – Comissão Organizadora
15h50 – Os ODS 14 e o envolvimento da sociedade – intervenções de representantes da ciência, economia azul, pesca, organização não governamentais e cívicas, poder local e juventude
16h25 – Intervenção do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos
16h35 – Sessão de perguntas e respostas com imprensa
Agricultura e Mar