Os valores das cotações de cereais importados têm vindo a aumentar, devido ao aumento dos custos de produção e transporte, refere a análise do SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, referente à semana de 21 a 27 de Fevereiro de 2022.
A cotação da cevada forrageira importada, com entrada no Porto de Lisboa, atingiu os 370 euros por tonelada, um aumento de 21% face à semana anterior e de 64% face à semana homóloga de 2021. Já a cotação do trigo mole forrageiro chegou aos 390 euros por tonelada, registando um aumento de 26% em relação à semana anterior e de 54% face a igual período do ano passado.
As cotações de cereais importadas representam a média de preços do cereal descarregado ponderados pelo respectivo volume.
O saldo comercial e o saldo em volume do mercado do sector de cereais é negativo, ou seja, Portugal é um País importador de cereais e os principais portos de entrada são Lisboa, Aveiro e Leixões.
A Ucrânia, a França, a Espanha e o Brasil são os países origem das maiores importações de Portugal, quer em quantidade, quer em valor monetário.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar