A Conseran — Conservas do Atlântico Norte vai construir uma nova fábrica na Ilha do Pico, um investimento de cerca de 15 milhões de euros que deverá potenciar a criação de mais de 100 postos de trabalho e é estimável que esteja concluído num prazo de um ano.
Os responsáveis pela empresa já assumiram publicamente que todos os ex-funcionários da Cofaco — empresa de conservas que encerrou a fábrica na Ilha do Pico em 2018 — que foram para o desemprego “terão prioridade absoluta na contratação”.
A cerimónia de lançamento da primeira pedra da nova fábrica de conservadas Conseran, situada na freguesia das bandeiras, na Madalena do Pico, realizou-se ontem, 16 de Fevereiro, contando com a presença do presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro.
O governante considerou que o investimento da Conseran numa nova fábrica de conservas na Ilha do Pico é feito com “visão estratégica” e representa para a região um “valor acrescentado” em diferentes níveis. “Acreditamos no potencial da nossa geografia no que diz respeito à economia do mar. Como dizia Vitorino Nemésio, tão importante como a história é a nossa própria geografia, e nunca tão pertinente foi esta observação”, defendeu o presidente do Governo Regional.
José Manuel Bolieiro, dirigindo-se ao gerente da Conseran, José Freitas, disse: “quero em nome da cidadania dar-lhe uma saudação especial e um sinal de confiança”. “Esta aposta, abrindo um novo ciclo, não só na Ilha do Pico, mas na economia dos Açores e na economia do mar, faz-me reconhecer a sua visão estratégica”.
No evento estiveram também presentes, entre outros, a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, o secretário Regional do Mar e Pescas, Manuel São João, o secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, e o presidente da Câmara da Madalena, município em que a obra se insere, José António Soares.
Satisfeito, José António Soares confessou sentir “alguma emoção ao assistir ao arranque desta obra, que irá dinamizar o tecido empresarial do Concelho da Madalena e da Ilha do Pico (…) gerando riqueza em todo o nosso território”.
Agricultura e Mar