Início / Agenda / 6.ª Mostra Silves Capital da Laranja arranca com Conferência Laranja XXI

6.ª Mostra Silves Capital da Laranja arranca com Conferência Laranja XXI

A 6.ª Mostra Silves Capital da Laranja realiza-se nos dias 18, 19 e 20 de Fevereiro, destacando a citricultura que se faz no concelho e os diversos agentes económicos ligados ao sector. Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Silves, que decorrerá no espaço da zona ribeirinha junto à FISSUL.

A Conferência Laranja XXI (onde especialistas debaterão temas centrais para a produção e produtores de citrinos), o “Concurso Regional de Cocktails Silves 2022” nas modalidades de After Dinner e Flairbartending, o espectáculo de marionetas “As Laranjas doces do Jesuíta” e a conhecida e habitual Marcha dos Namorados (actividade desportiva que integra o calendário de marcha-corrida do Algarve) são outros dos pontos altos do evento.

Para além da área da citricultura, estarão presentes no certame seis dezenas de expositores ligados aos vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato, gastronomia, associativismo e instituições locais e regionais.

“Destacar a citricultura, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector é o grande objectivo da Mostra Silves Capital da Laranja, que teve a sua primeira edição em Fevereiro de 2017”, realça fonte institucional da autarquia de Silves.

Conferência Laranja XXI

A 6.ª Mostra Silves Capital da Laranja será palco de mais uma edição da Conferência Laranja XXI, que terá lugar no auditório da FISSUL, no próximo dia 18 de Fevereiro, às 14h30. Debater e reflectir sobre os temas que actualmente preocupam os citricultores e colocam desafios a este sector são os principais objectivos desta acção.

Presentes na sessão de abertura irão estar a presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma; o presidente da CCDR Algarve, José Apolinário; o presidente da Região Turismo do Algarve, João Fernandes; o director da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, Carlos Guerrero; o Director Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Pedro Valadas Monteiro; e o director da ARHAlg, Pedro Coelho.

Entre os temas em debate na Conferência estão: Huanglongbing (HLB) e seus vectores. Importância e controlo; Os inimigos da cultura dos citrinos: “Trioza erytreae” e HLB; A água e a agricultura no Algarve – Novos desafios: Plano Regional de Eficiência Hídrica e Regadio 2030; e Água Subterrânea e o Sector Agrícola no Algarve.

Mas também: A água na Agricultura – Situação actual e desafios futuros e a apresentação de um Caso prático de uso eficiente de água em citrinos são painéis em debate por especialistas de diversas entidades como a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, DRAP Algarve, ARH Alg e Frutas Tereso.

A conferência culmina com um Quiz RD + Debate sobre “A agricultura na região do Algarve (Plano de resiliência e recuperação), que reunirá em torno deste tema José Apolinário (CCDR Algarve), Pedro Valadas Monteiro (DRAPAlg), Pedro Coelho (APA – ARHAlg) e José Oliveira (Algarorange).

Pode consultar o programa completo aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa projecta embarcação de alta velocidade para São Tomé e Príncipe

Partilhar              Uma embarcação de alta velocidade, com “ligações prováveis ao narcotráfico”, foi encontrada, na Praia das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.