A 13ª edição do Concurso Nacional de Mel, que a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo realiza em parceria com a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, decorrerá a 17 e 18 de Março. As inscrições estão abertas até 28 de Fevereiro de 2022.
Podem participar todos os apicultores em nome individual ou colectivo. Cada mel a Concurso deverá ser proveniente de um lote de quantidade não inferior a 300 Kg com características homogéneas. E cada concorrente deverá entregar duas embalagens de 500 g de cada mel a Concurso, uma rotulada para promoção e uma não rotulada para prova.
Frisa o regulamento do Concurso que apenas serão admitidos méis constituídos por lotes oriundos de produção nacional, sendo excluídos os constituídos por lotes de diferentes proveniências, e aqueles cuja proveniência não possa ser identificada.
83 amostras apresentadas em 2021
Em 2021, com a participação de mais de 83 amostras de 41 produtores nacionais, o Concurso Nacional de Mel constituiu “uma excelente montra de diversidade e qualidade do mel português, muito contribuindo para a sua promoção e divulgação, junto dos consumidores”, refere a organização.
Mesmo considerando a situação de pandemia que atravessamos, o CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas e a FNAP realizam este Concurso, “pela sua importância para a promoção da apicultura portuguesa, assim como já definiu a data da edição 2022 da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo (4 a 12 de Junho), encontrando-se sempre ao lado do sector agrícola, que mais uma vez, em situação de crise, garantiu resposta a um conjunto de necessidades básicas para o funcionamento do nosso País”.
Conheça o Regulamento e saiba como se inscrever na 13ª edição do Concurso Nacional de Mel aqui.
Agricultura e Mar