A ADACB — Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco vai continuar a sua ronda de sessões públicas de esclarecimento sobre as ajudas da Politica Agrícola Comum (PAC) para a campanha 2022. A entrada é gratuita.
Recorde-se que, no passado dia 7 de Fevereiro, a Associação realizou uma sessão na cidade do Fundão, tendo-se registado uma forte adesão dos agricultores.
“Esta campanha é muito importante para os agricultores porque é um ano de referência para o próximo Quadro Comunitário de Apoio e verificam-se diversas alterações que os agricultores devem conhecer”, refere uma nota de imprensa da Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco.
A Política Agrícola Comum constitui um dos pilares do processo de integração e consolidação do desenvolvimento económico e social europeu, tornando possível garantir aos cidadãos europeus a segurança no abastecimento de produtos alimentares, bem como a sustentação económica do mundo rural que marca uma das faces distintivas da Europa.
Relembre-se que o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) para o período 2023-2027 foi entregue à Comissão Europeia no passado dia 30 de Dezembro de 2021, pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
10.000 M€ de apoio até 2027
Em Portugal, o Quadro Financeiro Plurianal 2021-2027 disponibiliza, para a aplicação da PAC, cerca de 10.000 milhões de euros, estando já em execução o período de transição de 2021 e 2022. Com um envelope financeiro superior a 6.800 milhões de euros, o PEPAC terá o seu período de aplicação entre 2023-27, e será complementado por outros instrumentos de apoio, como o Plano de Recuperação e Resiliência e o Plano Nacional de Regadios, estando ainda prevista a continuação da execução dos actuais Programas de Desenvolvimento Rural, até 2025.
O documento de programação, submetido a 30 de Dezembro, está disponível no site do Gabinete do Planeamento, Políticas e Administração Geral (aqui), seguindo-se a análise pelos serviços da Comissão Europeia para aprovação antes da aplicação dos Planos Estratégicos, a 1 de Janeiro de 2023.
Agricultura e Mar