A Hifarmax Apicultura realiza amanhã, 15 de Dezembro, o Webinar de lançamento do Varrox Eddy, o novo vaporizador para ácido oxálico, utilizado no combate à varroose. O primeiro com bateria amovível, “leve e prático de transportar”, com controlo electrónico de temperatura e duração do tratamento, garante a empresa. A sessão, na plataforma Zoom, arranca às 18h30 e tem participação gratuita.
As inscrições para a apresentação do novo aparelho podem ser feitas aqui.
Ácaro da varroa
Explica a Hifarmax que “o ácaro da varroa continua a ser o maior problema sanitário na apicultura. Levando as abelhas a ficarem fracas e padecendo de diversas viroses, podendo causar o colapso da colónia. O tratamento atempado contra a varroa é obrigatório e de extrema importância para garantir a sobrevivência da colónia”.
O tratamento contra o ácaro da varroa apenas é permitido com medicamentos homologados e seguindo as indicações dos fabricantes. No mercado existem medicamentos homologados à base de princípios activos não orgânicos e outros à base de princípios activos orgânicos.
Os medicamentos à base de princípios activos não orgânicos (amitraz, fluvalinato e flumetrina) são autorizados apenas para apicultura convencional.
Por sua vez os medicamentos de princípios activos orgânicos estão autorizados para qualquer tipo de apicultura, seja convencional ou em modo de produção biológico. A varroa não desenvolveu até hoje qualquer tipo de resistência aos princípios activos orgânicos e daí a importância do aumento da sua utilização na apicultura convencional, realça a Hifarmax.
Criado fungo para combate à varroose
O ácido oxálico tem-se tornado uma ajuda no combate à varroose. Mas, relembre-se que, em Maio deste ano, uma equipa liderada por entomologistas da Washington State University criou uma estirpe de metarhizium, um fungo comum encontrado nos solos em todo o Mundo, para funcionar como agente de controlo contra ácaros da varroa.
Uma nova estirpe de fungo, criada em laboratório, pode vir a fornecer um método livre de produtos químicos para erradicar a varroose, uma doença da abelha melífera Apis mellifera L. causada pelos haplotipos da Coreia e do Japão do ácaro Varroa destructor, cujos hóspedes originais são os haplotipos da Coreia e do Japão da Apis cerana.
Os ácaros Varroa destructor, pequenos parasitas que vivem nas abelhas e sugam seu “sangue”, desempenham um grande papel no Desordem de Colapso da Colónia, que faz com que os apicultores percam entre 30% a 50% das suas colmeias a cada ano. Os ácaros alimentam-se de abelhas, enfraquecendo o seu sistema imunológico e tornando-as mais susceptíveis a vírus.
Conheça as regras nacionais complementares de aplicação do Programa Apícola Nacional (PAN) relativo ao triénio 2020-2022, definidas pela Portaria n.º 325-A/2019, aqui.
Saiba tudo sobre o Plano de luta contra a varroose, aqui.
Agricultura e Mar Actual