Início / Agenda / Curso de Apicultura da UTAD arranca a 18 de Fevereiro de 2022. Inscrições abertas

Curso de Apicultura da UTAD arranca a 18 de Fevereiro de 2022. Inscrições abertas

O Laboratório Apícola (LabApisUTAD) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai realizar o Curso de Apicultura 2022, com início marcado a 18 de Fevereiro, terminando a 17 de Junho de 2022. Um curso com 162 horas, que decorrerá todas as sextas-feiras, das 14 às 18 horas, nas instalações da Universidade, com componente teórica e prática, em laboratório e apiário.

Este curso de formação, certificado pela Gform da UTAD, dá direito a 6 ECTS e destina-se a pessoas envolvidas na fileira do mel, designadamente produtores, grossistas, embaladores e de preferência técnicos apícolas. E também a interessados em iniciar a actividade em apicultura.

O curso tem como objectivos dotar o aluno dos conhecimentos fundamentais da biologia da abelha e as técnicas de maneio que lhe permitam instalar e manter de forma sustentável e saudável, um apiário de produção sob a influência das mais diversos condicionalismos ambientais.

Condições de acesso

Quanto às condições de acesso a este curso com coordenação científica do Prof. Paulo António Russo Almeida, a Universidade realça que têm prioridade os alunos que tenham obtido pelo menos o 12º ano na área de ciências biológicas.

O curso está organizado segundo a tipologia de aulas teórico-práticas mas, parte delas, são de índole predominantemente teórica, enquanto outras são de cariz mais prático. A componente teórica é exposta recorrendo a apresentações em powerpoint, a pequenos filmes e equipamento apícola para melhor ilustrar os temas.

Intercaladas com esta tipologia, e em conformidade com o calendário normal de actividades apícolas, são realizadas visitas periódicas ao apiário da UTAD. Nestas visitas são demonstradas e realizadas as técnicas necessárias ao maneio adequado de colónias de abelhas.

Os conteúdos deste curso são centrados nos conceitos básicos da biologia da Apis mellifera e no maneio das colónias para obtenção de mel e outros produtos apícolas, para que os alunos dominem um conjunto vasto de conhecimentos em apicultura como uma actividade economicamente rentável e sustentável.

Com este curso pretende-se que o aluno adquira competências com uma visão estruturante sobre as várias temáticas em estudo, que sirvam de base a futuros aprofundamentos com maior cariz científico.

Saiba tudo sobe este curso e inscreva-se aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Bolsa do Porco – Semana 32/2022 – 2,347€ (Subida de 0,020€)

Partilhar              Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores Mercado europeu A Alemanha ia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.