Uma empresa francesa do sector agroalimentar está a criar resíduos provenientes dos seus processos produtivos que podem ser utilizados como ingredientes noutras produções: sementes, óleos, fibras, etc. A pequena e média empresa (PME) francesa identificou 500 desses “co-produtos”.
A PME comercializa resíduos de frutas, vegetais e plantas no sector agroalimentar, permitindo a circularidade dos produtos. “Implementar tal circularidade, significa que os produtores podem reduzir drasticamente seu impacto sobre o meio ambiente”, realçam os responsáveis pela empresa.
Na prática, trata-se de uma empresa que ajuda as empresas do sector agroalimentar identificar e qualificar os seus “co-produtos”, aconselha sobre como extraí-los quando necessário e embalá-los (geralmente em big bags ou caixas plásticas) e revende-os.
Segundo a secção de Oportunidades de Negócio da Enterprise Europe Network, a empresa pretende comprar resíduos de produtores agroalimentares por meio de um acordo com o fornecedor.
Como contactar
Para mais informações, procurar pela referência FR-2021-327 aqui. Mais informações sobre a empresa aqui.
A Enterprise Europe Network é uma rede de serviços para ajudar as empresas a inovar e a competir melhor no espaço europeu.
Mais de 500 pontos de contacto
Formada por mais de 500 pontos de contacto, espalhados por 40 países na Europa, a rede oferece um conjunto de serviços descentralizados e de proximidade, que apoiam as pequenas e médias empresas (PME) no seu processo de internacionalização e no encontro de parceiros estratégicos para a inovação e o desenvolvimento sustentado dos seus negócios.
Em Portugal, liderada pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, a Enterprise Europe Network é representada por um consórcio que envolve doze entidades públicas e associativas, distribuídas regionalmente por todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Agricultura e Mar Actual