O Conselho Oleícola Internacional (COI) vai criar um Catálogo Mundial das principais variedades de oliveiras geneticamente autenticadas. Este objectivo foi hoje, 15 de Junho, debatido na Reitoria da Universidade de Córdoba, em Espanha, e reunirá especialistas na área da olivicultura ao longo da semana.
A Conferência de preparação do Catálogo Mundial foi apresentada pelo vice-director executivo do Conselho Oleícola Internacional, Jaime Lillo, e pelo vice-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento Territorial da Universidade de Córdoba, Enrique Quesada, que sublinharam a importância desta iniciativa para o sector oleícola.
O encontro, coordenado pelo COI, tem como objectivo a longo prazo construir um catálogo com base na informação disponível nos Bancos de Germoplasma de Oliveira dos membros da rede do COI, para que as variedades incluídas na lista possam ser autenticadas e livres de patógenos causadores de doenças.
Banco de Germoplasma
Para isso, como destacou o Professor Emérito da Universidade de Córdoba e coordenador da rede do Banco de Germoplasma do IOC, Luis Rallo, “a colaboração e a troca de informações entre os diferentes membros do Conselho é essencial”.
A rede de Bancos de Germoplasma, promovida pelo COI, conta com mais de 1.800 adesões e representa actualmente a mais diversa e abrangente estrutura de recursos genéticos oleícolas do Mundo. Através dos seus Bancos de Germoplasma, representativos das variedades existentes nas diferentes regiões, procura preservar a variabilidade genética da oliveira, conservando, identificando e descrevendo o material vegetal.
Agricultura e Mar Actual