A variação do movimento de mercadorias nos portos da Região Autónoma da Madeira no primeiro trimestre de 2021 “foi globalmente negativa em comparação com o mesmo período do ano passado”, tendo registado uma queda de 18,5%.
Segundo a Direcção Regional de Estatística da Madeira, para esta variação contribuiu “em larga escala o decréscimo observado no descarregamento (-20,6%) de mercadorias. O carregamento de mercadorias também caiu 2,2%.
Zero cruzeiros no Funchal até Março
De realçar que, no domínio dos transportes marítimos, não existiu qualquer movimento de navios de cruzeiro no porto do Funchal no primeiro trimestre de 2021.
No que respeita à linha Madeira-Porto Santo, o número de passageiros transportados no primeiro trimestre de 2021 foi de 8,8 mil, menos 57,2% que no mesmo período do ano anterior. Note-se que a ligação Madeira-Porto Santo retomou a operação apenas no início de Março.
De Janeiro a Março de 2021 registou-se a entrada de 120 embarcações de recreio nas marinas da Região, representando um decréscimo de 45,7% em comparação com o período homólogo. Nestas embarcações contabilizaram-se 253 tripulantes e passageiros, menos 305 que no primeiro trimestre de 2020 (menos 54,7%), realça a Direcção Regional de Estatística da Madeira.
Agricultura e Mar Actual