Início / Agricultura / Invest in Alentejo arranca em Ponte de Sôr. Projecto tem 900 mil euros investir no Alentejo até 2023

Invest in Alentejo arranca em Ponte de Sôr. Projecto tem 900 mil euros investir no Alentejo até 2023

O Município de Ponte de Sôr, presidido por Hugo Pereira Hilário, assume a liderança da Promoção Internacional do Sector Aeroespacial do Invest in Alentejo o projecto da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, que visa promover a região. O valor global do investimento, em todo o Alentejo, ascende a 900 mil euros e terá a duração de 24 meses.

A primeira acção do projecto ocorreu com a cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre a ADRAL e a Câmara Municipal de Ponte de Sôr no dia 27 de Abril, com vista a que esta última assuma a liderança da área da Promoção Internacional do Sector Aeroespacial do Invest in Alentejo. Esta responsabilidade é assumida pela autarquia no contexto económico e empresarial que tem vindo a fomentar e potenciar nos sectores aeronáutico e aeroespacial.

Apoio do Alentejo 2020

O Invest in Alentejo é co-financiado pelo Sistema de Apoio a Ações Colectivas (SIAC), com enquadramento no Programa Operacional Regional do Alentejo 2014-2020 (Alentejo 2020). Visa implementar acções concretas que estão desde já contempladas no plano de execução assinado com a ADRAL e restantes parceiros estratégicos, para atingir objectivos como, por exemplo, aumentar o reconhecimento internacional dos sectores estratégicos do Alentejo e promover internacionalmente o potencial regional através das suas infra-estruturas.

Este projecto visa ainda fortalecer internacionalmente os sectores económicos existentes no Alentejo, incrementar os processos de internacionalização das empresas e aumentar o reconhecimento internacional dos produtos e serviços, entre outros.

Feiras e empreendedorismo

As acções previstas vão desde roadshows, reuniões B2B, missões externas, missões inversas, participação em feiras e certames internacionais, atracção de startups e empreendedores internacionais para o Alentejo, nomeadamente para integrarem a rede de incubadoras do Alentejo, e promoção integrada e multi-fileiras do destino Alentejo.

Estas e outras acções contribuirão para o aumento global da visibilidade e atractividade desta zona do País, na óptica da captação do investimento e de acolhimento de novos investidores e residentes.

Quanto à primeira acção do projecto, o presidente do conselho de administração da ADRAL, José Paixão Calixto, refere que “a visão estratégica do Município de Ponte de Sôr e a sua capacidade de implementar projectos de transição digital e do sector aeroespacial é determinante para a economia da região. Esta Câmara Municipal tem revelado visão estratégica na capacidade de atracção de investimento privado para o seu território sempre com a perspectiva da valorização do cluster aeronáutico”.

José Paixão Calixto acrescenta ainda, no que refere ao desafio do Invest in Alentejo, que “estão reunidas todas as condições para o arranque deste projecto, quer ao nível das parcerias que vamos firmar, quer ao nível das infra-estruturas âncora do Alentejo e que traduzem o seu enorme potencial, quer ainda pela pertinência do contexto histórico e económico que Portugal atravessa”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Hub Azul Açores deve integrar empreendedores açorianos em redes nacionais e internacionais

Partilhar              O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.