Alguns dos vinhos Val Moreira foram recentemente classificados com 90 pontos ou mais pela Wine Enthusiast Magazine, uma das mais prestigiadas revistas de vinhos norte-americanas, reconhecida pelos seus painéis de prova muito exigentes.
O Val Moreira Altitude de 2018 obteve 93 pontos. Já o Val Moreira Tinto de 2018 somou 92 e o Val Moreira Reserva Branco de 2019 teve 91. O Val Moreira Branco de 2019 alcançou os 90 pontos.
“Numa interpretação singular à região, procuramos a excelência em todos os vinhos Val Moreira que, com muito orgulho, vemos agora reconhecida pela prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast”, afirma a equipa de enólogos do projecto, formada por Bernardo Cabral, Felipe Sevinate Pinto e Ricardo Gomes.
Estes vinhos Val Moreira, mas também as restantes gamas de DOC Douro e Vinho do Porto e ainda o azeite, estão disponíveis na nova loja online em valmoreira.com e em garrafeiras e lojas especializadas.
Marca da Xvinus
Val Moreira é uma marca da Xvinus, empresa que resulta de uma parceria entre a Vila Galé, de Jorge Rebelo de Almeida, e a Madre, de António Parente. Localizada na margem Sul do Rio Douro, no Cima-Corgo, a Quinta do Val Moreira foi comprada pela Xvinus em 2018 e requalificada para enoturismo, contando com 26 hectares dedicados à produção de vinhos do Porto e vinhos do Douro, dois hectares de olival e dois hectares de amendoal.
Ali, estes dois amigos de longa data, que já produzem vinhos nas regiões do Alentejo e Lisboa – Jorge Rebelo de Almeida tem os vinhos regionais alentejanos Santa Vitória e António Parente produz na Quinta de São Sebastião, na Arruda dos Vinhos – desenvolveram um projecto que respeita a cultura organizacional do Douro. Ambicionam que cada garrafa de Val Moreira revele o equilíbrio entre a estrutura resultante de uvas que nascem junto ao rio e a frescura das uvas que crescem em vinhas a uma quota elevada.
A Quinta do Val Moreira é famosa pela sua história, por constar de um mapa antigo do século XIX, bastante conhecido na época: o mapa do Barão de Forrester. Próxima da pitoresca aldeia do Marmelal, entre Folgosa e Pinhão, fica também muito perto de um dos dois marcos mandados construir pelo Marquês de Pombal em 1757, que serviam para delimitar a zona dos vinhos generosos do Douro, dando origem à primeira região demarcada de vinhos do Mundo.
Agricultura e Mar Actual