Os Açores celebraram na quinta-feira o Dia Mundial da Terra com uma plantação de espécies endémicas, em larga escala, que decorreu em todas as ilhas, no mesmo horário.
Esta foi uma iniciativa da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, através da Estrutura de Gestão do Destino Turístico Sustentável, Azores DMO, em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e das Alterações Climáticas, que apoiou esta actividade através das suas estruturas dos Parques Naturais de cada Ilha e dos Centros de Interpretação Ambientais.
Esta acção fez parte do programa ‘Roadshow- Reserve’, um evento em formato único, promovido pela Direcção Regional do Turismo e pela Associação do Turismo dos Açores, com o propósito de promover o destino turístico como seguro e sustentável. O evento foi replicado em todas as ilhas, e contou com a participação de vários meios de comunicação social nacionais e internacionais, os voluntários nas acções de plantação em cada ilha, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.
108 espécies endémicas
Ao todo, foram plantadas cerca de 108 espécies endémicas, o que contribui para a conservação e protecção da biodiversidade das ilhas, através do reforço das populações destas espécies, bem como para a redução da pegada ecológica e mitigação das alterações climáticas, promovendo a prosperidade das condições dos habitats naturais e a captura de carbono da atmosfera, melhorando a qualidade do ar que respiramos.
“Esta é mais uma iniciativa que reforça o posicionamento e a notoriedade dos Açores como destino turístico sustentável, da qual seria imprescindível o bom funcionamento da sua estrutura colaborativa. Esta plantação de árvores foi um evento de todos, para todos”, acrescenta a mesma nota.
Agricultura e Mar Actual