O maior evento ibérico da floresta está de regresso a Albergaria-a-Velha, com datas ajustadas à actual situação pandémica. Em vez de se realizar em Maio, conforme era habitual nas edições anteriores, a 12ª ExpoFlorestal irá decorrer este ano no mês de Setembro, dias 24, 25 e 26, numa fase da propagação do vírus que “se prevê substancialmente mais controlada e mais segura”.
O evento conta com organização da Associação Florestal do Baixo Vouga, da Anefa — Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente e dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, contando com o apoio oficial da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.
Feira nacional da floresta
A ExpoFlorestal, feira nacional da floresta, é o certame mais importante que se realiza em Portugal no segmento da indústria florestal, agrícola e de ambiente. Durante três dias, Albergaria-a-Velha recebe, no mesmo espaço, todos os agentes ligados à fileira da floresta.
Estarão presentes as entidades de produção, transformação e comercialização de madeira e afins, os fornecedores de equipamentos, serviços e soluções tecnológicas, os clientes da indústria, as autarquias e também a sociedade civil, as escolas, corporações de bombeiros, associações de desenvolvimento e outras entidades públicas e não só, que estão interessadas numa floresta sólida e sustentável.
Na 11ª edição, em 2019, a feira registou um aumento de mais de 30% no número de expositores, totalizando cerca de 250 expositores nacionais e estrangeiros, distribuídos numa área de 7 hectares. Contou com a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, durante o dia inaugural da feira, e foi visitada pelos eurodeputados Nuno Melo e Miguel Viegas.
Durante os três dias da 11ª ExpoFlorestal, mais de 40 mil visitantes puderam conhecer os expositores e assistir a um programa intenso de demonstrações, concursos de forwarders, conferências técnicas e espectáculos de animação.
Agricultura e Mar Actual