Início / Agricultura / Açores: António Ventura garante que apoios do Prorural+ aos agricultores “não vão sofrer rateios”

Açores: António Ventura garante que apoios do Prorural+ aos agricultores “não vão sofrer rateios”

O secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural anunciou hoje, 17 de Março, em Angra do Heroísmo, que os agricultores açorianos não vão receber cortes nos apoios anunciados através do PRORURAL+.

António Ventura falava após uma reunião por videoconferência com a direcção da Federação Agrícola dos Açores, onde assumiu ter recebido “um conjunto de reivindicações” e onde anunciou esta medida, que considerou ser uma “situação que é benéfica e que vai trazer liquidez às explorações agrícolas”.

Segundo explicou o governante, está aberto o período de candidaturas dos agricultores aos apoios directos, tendo o Governo Regional aberto, nesse período de candidatura, “a possibilidade dos agricultores se candidatarem a novas áreas e haver novas candidaturas a esses mesmos apoios”.

“Isto significa que o apoio, por exemplo, aos agricultores em zonas desfavorecidas vai sofrer uma majoração do prémio correspondente a valores anteriores a 2018, que nesse ano tinham sido reduzidos, assegurando o Governo que não haverá cortes nesses apoios”, disse ainda.

“Os agricultores têm sido os profissionais que têm estado todos os dias a trabalhar nesta situação de dificuldade e de pandemia e têm sofrido as consequências em termos de rendimento”, justificou António Ventura.

Nesse sentido, o secretário Regional da Agricultura disse que o ideal seria existir o “preço justo” pago ao produtor, garantindo que o Executivo Açoriano vai estudar o assunto “para que seja uma realidade” na Região Autónoma dos Açores e “para que o agricultor viva, em termos de rendimento, daquilo que produz e não das compensações pela perda de rendimento”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Boletins com Recomendações de Rega do Milho. Semana de 13 a 29 de Maio de 2024

Partilhar              A Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal informa que estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.