Os Açores venceram hoje, 16 de Dezembro, o primeiro lugar do Prémio Nacional de Turismo, promovido pelo BPI e pelo Expresso, na categoria de Turismo Sustentável, com o projecto da Certificação dos Açores como Destino Turístico Sustentável pela EarthCheck.
O Expresso e o BPI juntaram-se na promoção dos melhores exemplos do turismo português e os Açores submeteram a sua candidatura através da Direcção Regional do Turismo.
O projecto de certificação dos Açores como destino turístico sustentável pela EarthCheck “tem vindo a contribuir para o posicionamento estratégico do destino turístico Açores, alinhando-o a uma crescente consciência internacional dos consumidores, já bem visível nas novas gerações e na sua capacidade de influência sobre as demais”, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.
“Este projecto faz do turismo uma actividade promotora de melhores condições de vida para as populações locais, contribuindo para o desenvolvimento económico da Região, ao mesmo tempo que assegura o equilíbrio ambiental”, adianta a mesma nota.
É, ainda, um “projecto inovador que assenta numa ampla acção colaborativa, envolvendo um cada vez maior leque de intervenientes de diversos sectores, com o objectivo comum de alcançar a verdadeira sustentabilidade do destino”.
Prémio Nacional de Turismo
No âmbito da cerimónia de entrega de prémios, foram ainda distinguidas outras entidades, nas categorias de Turismo Autêntico, Turismo em Rede, Turismo de Confiança, Turismo Inteligente e ainda o Prémio Carreira.
O Prémio Nacional de Turismo é uma iniciativa do Expresso, em parceria com o BPI, e tem como propósito premiar empresas, projectos públicos e personalidades pelo seu contributo para o sector do turismo, contando também com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal e a Deloitte enquanto knowledge partner.
Agricultura e Mar Actual