A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA/IPVC) realiza em 2020/2021, pelo 13.º ano consecutivo, o curso de Mestrado em Agricultura Biológica (MAB).
Este destina-se a titulares do grau de licenciatura preferencialmente nas áreas de Agronomia, Zootécnia, Alimentação, Ambiente, Biologia, ou em outras áreas, e que pretendem formação complementar, actualização de conhecimentos e inserção ou reconversão profissional.
Este curso projecta o futuro, garante fonte do Instituto: o Pacto Ecológico Europeu (The European Green Deal), inclui a estratégia ’do prado ao prato’, que visa tornar mais sustentáveis os sistemas alimentares, incluindo um aumento da agricultura biológica em 25% das terras agrícolas da EU, até 2030.
A Comissão Europeia lançou uma consulta pública (inquérito até 27/11/2020) sobre a sua proposta de plano de acção para o desenvolvimento da Agricultura Biológica na EU, a adoptar pelos Estados-membros no início de 2021, que será um instrumento importante para acompanhar o crescimento do sector, previsto pela estratégia ‘do prado ao prato’.
O curso MAB da ESA/IPVC, acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), permite uma “ampla formação superior em Agricultura Biológica, que tem proporcionado o desenvolvimento da actividade de produção e comercialização de produtos biológicos no nosso País, para além de formação nas áreas da certificação, consultadoria, inovação e gestão. É disto exemplo, o surgimento de novas empresas e a evolução de empresas do sector, por parte de muitos alunos que frequentaram e frequentam o curso”, realça o Instituto.
Pós-laboral
O curso funciona em horário pós-laboral. Semanalmente à sexta-feira, das 9 às 18 horas, e ao sábado, das 9 às 17 horas.
As candidaturas decorrem até dia 4 de Outubro, aqui.
Agricultura e Mar Actual