O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participa esta quinta-feira, dia 30 de Julho, na inauguração da Escola do Mar dos Açores na cidade da Horta, no Faial. O convite partiu do presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.
Nesta cerimónia, o ministro do Mar faz-se acompanhar da directora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, do director-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, José Simão, e do presidente da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, Luís Filipe Baptista.
A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique é um dos membros fundadores da Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores, na qual se insere a Escola do Mar e “é com espírito de cooperação e entusiasmo que a comitiva ministerial participa nesta inauguração”, refere uma nota de imprensa do Ministério do Mar.
Relembre-se que os deputados do PSD Açores eleitos pelo Faial, através de um requerimento enviado à Assembleia Legislativa, queriam saber quando vai entrar em funcionamento a Escola do Mar dos Açores (EMA), questionando o Governo Regional sobre “a oferta formativa que vai ter e todo um rol de questões em torno de um investimento que já se prolonga por muitos anos”.
Empreendedorismo Azul
Aproveitando a oportunidade, o ministro do Mar realiza um conjunto de visitas nas ilhas do Faial e de São Miguel, no âmbito do Roteiro da Economia e do Empreendedorismo Azul, um ciclo de visitas dedicado a empresas inovadoras na área da economia do mar.
Acompanhado pela directora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, o ministro visita nos dias 30 e 31 de Julho, as empresas: Flying Sharks, que comercializa organismos vivos marinhos, nomeadamente para aquários internacionais; SeaExpert, especializada em serviços de consultoria na área das pescas que apostou numa linha de negócio específica de captura e transformação de algas para fins alimentares e científicos; e BodyOcean, que comercializa uma linha de produtos de beleza facial com base em extractos de algas marinhas dos Açores.
Na Horta, o ministro visitará o Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, da Delegação Regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).