A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, vai participar segunda-feira, dia 20 de Julho, em Bruxelas (10h00 hora local – 9h00 em Lisboa) no Conselho de Agricultura e Pescas.
Este primeiro encontro presencial pós Covid-19, presidido pela presidência alemã, terá como tema a reforma da Política Agrícola Comum (PAC), com o foco na arquitectura verde, a Estratégia Do Prado ao Prato e a situação do mercado nos sectores agrícolas decorrentes da crise Covid-19.
Paralelamente, será apresentada a declaração conjunta do Trio da Agricultura – Alemanha, Portugal e Eslovénia – no âmbito da Presidência do Conselho Europeu, sob o tema “Assegurar a viabilidade a longo prazo da agricultura na Europa”.
Estratégia “do prado ao prato”
Os ministros debaterão a estratégia “Do Prado ao Prato” apresentada pela Comissão Europeia em 20 de Maio deste ano. O objectivo desta estratégia é tornar os sistemas alimentares na Europa mais sustentáveis.
Em 8 de Junho, os ministros realizaram uma primeira troca de pontos de vista sobre a proposta da Comissão, em combinação com a proposta de estratégia de biodiversidade da UE. Estas duas propostas fazem parte da iniciativa “Pacto Ecológico Europeu” da Comissão.
Quanto ao futuro da PAC pós-2020 pode aceder a informações gerais aqui.
Agricultura e Mar Actual