Início / Agenda / Tecnologias avançadas aplicadas ao mar em debate a 8 de Julho. Inscrições gratuitas

Tecnologias avançadas aplicadas ao mar em debate a 8 de Julho. Inscrições gratuitas

As tecnologias avançadas aplicadas ao mar estarão em debate em mais uma sessão do “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação”, no próximo dia 8 de Julho, a partir das 10 horas, agora em formato virtual e com inscrições gratuitas.

Esta sessão, organizada pela Agência Nacional de Inovação (ANI), e que conta com o apoio do Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, estimulará um debate sobre o sector, cuja despesa em I&D aumentou 9,8% em 2018 face ao ano anterior.

O evento inicia-se às 10h00 e abre com uma mesa redonda, cujos oradores serão João Sousa, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Manuela Pintado, da Universidade Católica Portuguesa; e António Gaspar, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência. Seguem-se as conclusões e o debate.

Tendências e tecnologias disruptivas

A segunda metade da manhã incluirá um pitch com a apresentação de tendências e de tecnologias disruptivas nesta área. A iniciativa integra o “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação”, promovido no âmbito do projecto Iniciativa de Transferência de Conhecimento, co-financiada pelo Compete 2020 através do Portugal 2020 e do FEDER.

Nas próximas semanas, a ANI dará sequência ao conjunto de iniciativas sobre a Valorização do Conhecimento, subordinado a áreas e sectores estratégicos no âmbito da Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente, sempre online.

A participação será gratuita, mas de registo obrigatório, aqui.

Investimento de 433,6 milhões em quatro anos

Entre 2014 e 2018 as entidades nacionais investiram 433,6 milhões de euros em projectos enquadrados na área temática “Economia do Mar”, que se integra no eixo “Recursos naturais e ambiente”, um dos cinco identificados pela Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (2014-2020).

O investimento em I&D no sector cresceu em média 10,5% ao ano desde 2014, com base no Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

INIAV e CotArroz apresentam resultados do Programa de Melhoramento Genético do Arroz na campanha de 2023

Partilhar              O INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o CotArroz — Centro …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.