Início / Featured / Navio da Marinha realiza investigação do fundo do mar dos Açores

Navio da Marinha realiza investigação do fundo do mar dos Açores

O navio hidro-oceanográfico D. Carlos I largou esta manhã, 10 de Junho, da Base Naval de Lisboa, para realizar uma campanha científica de 9 semanas no âmbito do Mapeamento do Mar Português (SEAMAP 2030), ao largo do Arquipélago dos Açores.

Explica a Marinha Portuguesa em comunicado que esta campanha científica, que terá a cooperação do Governo Regional dos Açores, irá incidir em levantamentos hidrográficos a 200 milhas náuticas a norte da Ilha da Graciosa, em profundidades até aos 1.500 metros.

O programa SEAMAP 2030, tem como objectivo a caracterização dos fundos marinhos para aumentar o conhecimento nas áreas estratégicas de interesse nacional e promover actividades de desenvolvimento das ciências do mar.

Cartografia náutica

Este programa irá permitir a aquisição e processamento de dados para desenvolver produtos finais como cartografia náutica, mapas de informação diversa dos fundos marinhos e conhecimento do Mar Português.

Para esta campanha científica embarcam dois observadores de cetáceos da Universidade dos Açores e uma equipa da Brigada Hidrográfica do Instituto Hidrográfico, constituída por cinco militares da Marinha especializados em Hidrografia. Esta equipa realizará levantamentos hidrográficos costeiros e portuários nas ilhas da Graciosa e de São Jorge.

O NRP D. Carlos I é comandado pelo capitão-tenente Teotónio Barroqueiro e tem uma guarnição de 9 oficiais, 7 sargentos e 21 praças, num total de 37 militares, incluindo um médico e dois mergulhadores.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.