A Luanda Business School em associação com a Cegoc, abre as portas em Abril deste ano, disponibilizando soluções de formação executiva. Isto após dois anos de “trabalho conjunto na construção de uma visão comum e alinhada com uma análise profunda às necessidades das principais empresas e organizações de Angola”, diz a empresa.
O projecto foi construído com base na experiência no sector da educação e formação em Angola do promotor angolano – Abel Segunda do grupo Pitabel e Universidade Óscar Ribas – e nos mais de 35 anos de experiência da Cegoc na área da consultoria e formação de quadros e executivos em Angola.
Ao longo dos últimos dois anos “desenvolvemos um trabalho de proximidade junto do tecido empresarial e das organizações, gestores e responsáveis de recursos humanos, diagnosticando necessidades, conhecendo os desafios que se colocam às organizações e identificando factores limitadores do impacto da formação nas organizações”, diz a Cegoc.
“As empresas e organizações angolanas reconhecem a dificuldade de recrutar mão-de-obra tecnicamente bem preparada e afirmam a necessidade de criar uma cultura de rigor, com pessoas mais proactivas e comprometidas com a melhoria e a eficácia com que desempenham as suas funções. Neste quadro as necessidades colocam-se no nível técnico, mas também e em grande medida, numa dimensão comportamental”, adianta a mesma fonte.
O investimento feito em formação nos últimos anos, pelo Estado em pelas empresas “foi muito significativo e é fundamental dar-lhe continuidade para sustentar o crescimento dos últimos anos. Importa agora consolidar esse investimento, perspectivando a formação não apenas como o processo de transmissão de técnicas e conhecimentos, mas como um processo que deve apoiar o formando na aplicação desse conhecimento no contexto de trabalho, criando deste modo condições para potenciar o impacto da formação no negócio”, diz fonte da empresa de formação.
A formação disponível
O portfolio de soluções que a LBS coloca ao dispor dos quadros e organizações angolanas, foi construído com parceiros e profissionais que diariamente enfrentam a necessidade de preparar e qualificar pessoas, e procura dar resposta a estes desafios, através de:
- Formação inter-empresa;
- Intervenções formativas e consultoria à medida
- Coaching para pessoas e equipas
- Digital Learning
“A forma como perspectivamos e trabalhamos a formação e o desenvolvimento de quadros é o que distingue a LBS e é o que iremos apresentar no dia 21 de Abril, no Open Day de inauguração das novas instalações da LBS”, diz a mesma fonte.
A Cegoc, Centro de Estudos de Gestão e Organização Científica – Técnicos Especialistas Associados, criada em Dezembro de 1962 e integrada no Grupo CEGOS, dedica-se à prestação de serviços nas áreas de formação, consultoria, recrutamento e selecção e publicação de testes psicológicos.
Desde 1981 a Cegoc mantém uma colaboração contínua com organizações dos mercados internacionais de língua portuguesa, nomeadamente em Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique, às quais oferece os seus serviços de assistência técnica e profissional.
Agricultura e Mar Actual