A rede de armadilhas levada a cabo pela Câmara Municipal de Montalegre, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), está a dar resultado. Há menos 75% de ninhos identificados da vespa velutina, também conhecida por asiática, no concelho.
O técnico que lidera este Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina, José Luís Tavares, fala em “sucesso”. Ainda assim, a autarquia de Montalegre reforçou em 25% a rede de armadilhas.
Até final de Maio, com monitorizações quinzenais, toda a acção de trabalho deve estar concluída, garante fonte institucional da autarquia.
Para já, todos os interessados podem acompanhar o andamento dos trabalhos no mapa interactivo agora divulgado (aqui).
Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina
Desde meados de Fevereiro que está em marcha, pelo segundo ano consecutivo, o Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina. Uma aposta que a autarquia de Montalegre dá sequência depois do impacto positivo que obteve o ano passado.
No terreno está uma equipa, liderada pelo técnico José Luís Tavares, que conta palmilhar o concelho até final de Maio.
Mapa interactivo
Este ano, os dados podem ser acompanhados através de um mapa interactivo que exibe os resultados à medida que os trabalhos são efectuados.
“Um trunfo que alavanca esta aposta municipal para uma maior proximidade e rapidez com o grande público. Ainda em matéria de divulgação, as paróquias do concelho também foram informadas, sendo mais um canal informativo junto dos cidadãos”, realça a mesma fonte.
Agricultura e Mar Actual