A UPL, uma das 5 maiores empresas de soluções agrícolas do Mundo, apresenta-se ao mercado português sob o lema OpenAg, uma rede de agricultura aberta que alimente todos, sem limites e sem fronteiras.
A empresa deu a conhecer o seu portefólio integrado de bio-soluções e fitofármacos para protecção das culturas agrícolas nos dias 27 e 28 de Fevereiro, em Viseu e Alcobaça.
A UPL pretende envolver todos os actores da cadeia de valor alimentar — agricultores, grossistas, cadeias de grande distribuição alimentar e consumidores — através do conceito OpenAg.
Nível de resíduos próximo do zero
“O nosso objectivo é ajudar os agricultores portugueses a produzir mais e melhores alimentos, com um nível de resíduos próximo do zero, dando resposta ao mercado e aos consumidores nacionais e europeus, cada vez mais exigentes em qualidade e segurança alimentar”, explica Sérgio Trindade, responsável comercial da UPL em Portugal.
Esta nova forma de encarar o negócio da protecção das culturas está a ser implementada a nível internacional pela UPL através do programa Pronutiva, que integra soluções biológicas (bio-protecção, bio-estimulantes e bionutrição) e produtos convencionais para controlo de pragas e doenças nas culturas agrícolas.
Pronutiva
O Pronutiva teve início no Brasil há mais de uma década e expandiu-se para a Europa, alcançando resultados promissores na Polónia, Alemanha e, mais recentemente, em Espanha. Neste último país, a UPL está a realizar ensaios na cultura da maçã, em parceria com o instituto de investigação agrária da Catalunha, o IRTA, aplicando a sua gama integrada de soluções.
O objectivo é aumentar a quantidade e a qualidade da fruta e atingir um nível de resíduos próximo do zero. O programa está especificamente orientado para o controlo do pedrado e do pulgão-lanígero.
Em Portugal, a UPL vai avançar com um programa de ensaios semelhante em Armamar e Alcobaça.
“Estima-se que em 2022 as bio-soluções representarão 10% do mercado total da protecção das culturas a nível mundial e a UPL assume-se como líder neste segmento. Somos uma empresa global com presença local, queremos viver e sentir o mercado português e vamos trazer soluções inovadoras para a protecção das culturas”, assegura Sérgio Trindade.
Bio-estimulantes Göemar
No portefólio da empresa destaca-se a linha de bio-estimulantes Göemar, fabricados à base da alga marinha Ascophyllum nodosum, colhida da costa da Bretanha, em França, e processada nos laboratórios Göemar, que há mais de 40 anos investigam e desenvolvem produtos para agricultura à base de algas.
Estes bio-estimulantes activam o metabolismo das plantas, melhorando a floração, o vingamento e a engorda dos frutos.
No segmento do bio-controlo, a estrela da companhia é o fungicida biológico Vacciplant, formulado à base da alga Laminaria digitata. O produto actua como um indutor das auto-defesas das plantas, protegendo-as dos ataques dos agentes patogénicos, sem deixar resíduos na fruta.
Jornadas Técnicas de Fruticultura
Nas Jornadas Técnicas de Fruticultura realizadas pela UPL no INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária em Alcobaça os técnicos das organizações de produtores presentes fizeram uma apreciação positiva das soluções apresentadas pela empresa.
“Devido às exigências dos nossos clientes e dos consumidores, que querem fruta de qualidade e isenta de resíduos químicos, a Cooperfrutas está sempre em busca de novas alternativas. A gama de bio-soluções da UPL parece-me uma mais-valia neste caminho para uma agricultura resíduo zero”, disse Carla Germano, técnica da Cooperfrutas.
Anabela Maurício, técnica da Frubaça, reforçou a ideia, afirmando que “estratégias como a apresentada pela UPL são de facto importantes para responder às exigências dos supermercados e dos consumidores. Os agricultores precisam deste tipo de soluções para controlar o crescente número de pragas e doenças nos pomares, sem deixar resíduos na fruta”.
UPL
A nova UPL é líder na cadeia de produção de alimentos global e, com a aquisição da Arysta LifeScience, torna-se uma das 5 maiores empresas de soluções agrícolas do Mundo. Com uma facturação aproximada de 5 mil milhões de dólares, a nova UPL está directamente presente em 76 países, com vendas para mais de 130. A empresa conta com mais de 10.800 pessoas em todo o Mundo.
A nova UPL oferece um portefólio integrado de soluções agrícolas patenteadas e pós-patente para diversas culturas, incluindo produtos para protecção de culturas, soluções biológicas e tratamentos de semente para toda a cadeia.
Agricultura e Mar Actual