O seminário “Sustentabilidade: um Desafio e uma Responsabilidade” realizado pela IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais – discute novas metas de sustentabilidade para a alimentação animal disponibilizada em Portugal.
No próximo dia 19 de Fevereiro, quarta-feira, juntam-se à mesma mesa, em Lisboa, os principais actores, a montante e a jusante desta cadeia de valor. Fornecedores de matérias-primas, nomeadamente de soja, empresas de rações e representantes da grande distribuição, que disponibiliza os géneros alimentícios já produzidos ao consumidor final, juntam-se para analisar os desafios do sector na transição para uma economia verde.
No terceiro encontro sectorial sobre sustentabilidade, a IACA pretende motivar associados e agentes da cadeia de valor a adoptarem a questão da Sustentabilidade como um desígnio estratégico.
Temas em debate
Neste âmbito, um dos temas em destaque é a utilização de Soja Responsável, ou seja, oriunda de produções ambientalmente apropriadas, socialmente adequadas e economicamente viáveis. A seguir ao milho, a soja é a matéria-prima mais utilizada na produção de Alimentos Compostos para Animais.
Nas intervenções do seminário destacam-se, também, no âmbito do tema “Objectivos de Sustentabilidade na Cadeia Alimentar (Do Prado ao Prato)” a intervenção de Ana Paula Marques, da empresa portuguesa Rações Valouro, que irá falar da experiência deste grupo no que respeita à implementação da sua política de Sustentabilidade, e de Ondina Afonso, responsável pelo Clube de Produtores do Continente, que centrará a sua intervenção nas tendências de consumo e nas políticas e projectos de Sustentabilidade em curso nesta cadeia de distribuição.
Estratégia da FEFAC para uma Produção Sustentável
O encontro é igualmente o momento para a apresentação da “Estratégia da FEFAC para uma Produção Sustentável” na qual se incluem, enquanto objectivos que a Federação dos Fabricantes Europeus de Alimentos Compostos para Animais pretende ver cumpridos num horizonte 2030 – 2050, temas como a diminuição das emissões de carbono e a medição sistemática da performance ambiental. A “Estratégia da FEFAC para uma Produção Sustentável” é abordada por Jaime Piçarra, Secretário-Geral da IACA, instituição federada na FEFAC.
A propósito do encontro Jaime Piçarra afirma “a realização deste seminário, o terceiro da IACA dedicado ao tema da Sustentabilidade, demonstra não só o compromisso do sector com o tema, como também a intenção desta Associação de ser uma entidade que desafia e instiga os agentes da sua própria cadeia de valor a serem líderes na transição para uma economia verde, indo ao encontro dos desafios e exigências da sociedade”.
Jaime Piçarra sublinha, ainda, “é igualmente importante que o mercado remunere os produtos finais, ou seja, é importante que os consumidores valorizem as apostas nesta estratégia de sustentabilidade.”
As novas tendências de consumo, as novas exigências legais introduzidas pelo Pacto Ecológico Europeu e a consequente necessidade de intensificar os sistemas e metas de produção sustentável, tal como o seu financiamento são, também, temas em discussão.
Agricultura e Mar Actual