A Feira do Fumeiro de Montalegre atrai público de todo o País, com 70,6% dos visitantes a residirem fora do concelho de Montalegre, sendo que a esmagadora maioria, 94,1%, foram propositadamente para o evento. Estes são os primeiros resultados do Estudo de Público, de Impacto Económico e de Comportamento do Consumidor em Relação à marca “Fumeiro de Montalegre”, que está a ser realizado pelo Núcleo de Investigação do ISAG – European Business School (NIDISAG), em parceria com a Câmara Municipal de Montalegre.
Em destaque está também o número de visitantes que se deslocaram à “capital do fumeiro” pela primeira vez, representando 41,5% do público, e indicaram como principais factores para a visita a qualidade do fumeiro (4,40 numa escala de 1 a 5); a reputação da feira (4,39 em 5) e a possibilidade de conhecer produtos regionais (4,38 em 5). Estes dados sustentam e confirmam a crescente notoriedade e reputação da Feira do Fumeiro de Montalegre.
Quem consumiu produtos de fumeiro na Feira revela um nível de satisfação muito alto (de 4,60 em 5), sendo que os principais produtos vendidos na Feira, no dia de hoje, foram a alheira, a chouriça de carne, o salpicão e o presunto.
Níveis de satisfação
Os elevados níveis de satisfação com a Feira (4,52 em 5) justificam que 93,0% dos visitantes recomendarão os produtos da marca “Fumeiro de Montalegre”. Estes produtos de fabrico artesanal são responsáveis por atraírem milhares de visitantes e dinamizarem o concelho de Montalegre, contrariando e combatendo a desertificação do território.
O Estudo de Público, de Impacto Económico e de Comportamento do Consumidor em Relação à marca “Fumeiro de Montalegre”, está a ser realizado por um grupo de investigadores do Núcleo de Investigação do ISAG – European Business School (NIDISAG). Os resultados finais serão revelados amanhã, domingo, pelas 20h00, à comunicação social.
O estudo
Estes dados divulgados resultam de uma parceria entre o ISAG – European Business School e a Câmara Municipal de Montalegre. Em termos gerais, nos estudos, realiza-se a caracterização sócio-demográfica e o perfil do visitante do evento, avalia-se o impacto directo do evento no concelho de Montalegre (no alojamento, nas deslocações, nas compras/presentes, na feira e nas actividades complementares), o impacto induzido (considerando os gastos na compra de produtos) e identificam-se os principais factores de satisfação.
Procura-se avaliar o comportamento do consumidor em relação aos produtos de fumeiro. Analisam-se também os principais meios de divulgação do evento, o grau de socialização dos visitantes e descreve-se o público que revelou a intenção de voltar na próxima edição.
Agricultura e Mar Actual