O Ministério da Agricultura está a acompanhar a evolução da depressão “Elsa” e os efeitos da mesma no território nacional, refere uma nota de imprensa do Gabinete de Maria do Céu Albuquerque.
E acrescenta que, nesse sentido, os técnicos das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) “estão prontos a intervir na avaliação da situação e no levantamento dos prejuízos, por forma a garantir a activação dos mecanismos de apoio aos agricultores caso se demonstre necessário”.
A tempestade Elsa está já a provocar vários prejuízos aos agricultores de todo o País.
Alerta
A Protecção Civil emitiu um Aviso à População, a alertar para condições de “precipitação forte e persistente, vento forte e agitação marítima”.
De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se, para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e no litoral e agitação marítima forte em toda a costa.
Pode acompanhar as previsões meteorológicas aqui.
Face à situação, a Protecção Civil alerta que poderão ocorrer os seguintes efeitos:
- Possibilidade de inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
- Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
- Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
- Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
- Danos em estruturas montadas ou suspensas;
- Possibilidade de queda de ramos ou árvores;
- Possíveis acidentes na orla costeira;
- Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.
Agricultura e Mar Actual