O navio-escola Sagres vai partir em Janeiro para uma viagem de circum-navegação de mais de um ano, integrada nas comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães.
Durante a apresentação da viagem – com início previsto para 5 de Janeiro de 2020 e conclusão em 10 de Janeiro de 2021 – o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, referiu que esta é “a quarta circum-navegação do navio-escola Sagres nos seus 82 anos de história” e é também “uma das iniciativas mais importantes do nosso programa de comemorações de 500 anos de circum-navegação por Fernão Magalhães”.
Passagem por 23 portos
“Este veleiro da Marinha, que vai estar em 23 portos, 20 países e navegar 41 mil milhas, mantém a nobre tradição desta embaixada portuguesa itinerante. Vai mostrar Portugal ao Mundo», disse João Gomes Cravinho.
O ministro referiu as várias iniciativas que vão ocorrer durante a viagem para dar a conhecer a “Defesa, a Marinha e a história da Sagres” e a investigação científica, sendo esperadas mais de 200 mil pessoas para visitar o veleiro português.
Investigação científica
O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, por sua vez, afirmou que o programa de comemorações do V Centenário da Circum-Navegação é transversal a todos as áreas governativas, integrando sectores como a ciência, economia, educação, cultura, com várias instituições públicas e privadas.
“Existe um vasto programa de eventos de 2019 a 2022, com acções de natureza multidisciplinar. A viagem do navio é uma oportunidade para realizar acções concretas de promoção e divulgação, ou investigação científica. É também uma oportunidade para uma afirmação externa de Portugal”, disse Ricardo Serrão Santos.
O ministro do Mar destacou ainda a presença do navio em cidades da rede Mundial de Cidades Magalhânicas e em cidades da Diáspora portuguesa durante a viagem. “Esta viagem à volta do Mundo tem um importante carácter formativo nos novos cadetes e vai desenvolver a bordo importantes projectos científicos, que demonstram a vitalidade e importância crescente da ciência marítima”, acrescentou.
Descoberta do Estreito de Magalhães
Durante a viagem, o navio-escola Sagres vai também participar nas comemorações da Descoberta do Estreito de Magalhães, em Punta Arenas (Chile), efectuar uma navegação conjunta com o navio Juan Sebastian Elcano e ser a casa de Portugal em Tóquio nos Jogos Olímpicos de 2020.
Agricultura e Mar Actual
Independentemente do cancelamento do programa, não entendo como é que o navio sai de Buenos Aires em direcção à Cidade do Cabo.
O navegador nunca fez isso. Alguém não percebe nada do que disse o Pigafetta nem da rota que o navegador seguiu.
E isto tem sido dito antes do programa ser anulado ontem.
Luís Almeida d’Eça
1661 343
Correcção ao texto anterior
Independentemente do cancelamento do programa, não entendo como é que o navio sairia de Buenos Aires em direcção à Cidade do Cabo, na sua rota inicial.
O navegador nunca fez isso. Alguém não percebe nada do que escreveu o Pigafetta nem da rota que o navegador seguiu.
E isto tem sido dito antes do programa ter sido anulado, ontem.
Luís Almeida d’Eça
1661 343