Início / Mar / Navio-escola Sagres comemora 500 anos da circum-navegação com volta ao Mundo

Navio-escola Sagres comemora 500 anos da circum-navegação com volta ao Mundo

O navio-escola Sagres vai partir em Janeiro para uma viagem de circum-navegação de mais de um ano, integrada nas comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães.

Durante a apresentação da viagem – com início previsto para 5 de Janeiro de 2020 e conclusão em 10 de Janeiro de 2021 – o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, referiu que esta é “a quarta circum-navegação do navio-escola Sagres nos seus 82 anos de história” e é também “uma das iniciativas mais importantes do nosso programa de comemorações de 500 anos de circum-navegação por Fernão Magalhães”.

Passagem por 23 portos

“Este veleiro da Marinha, que vai estar em 23 portos, 20 países e navegar 41 mil milhas, mantém a nobre tradição desta embaixada portuguesa itinerante. Vai mostrar Portugal ao Mundo», disse João Gomes Cravinho.

O ministro referiu as várias iniciativas que vão ocorrer durante a viagem para dar a conhecer a “Defesa, a Marinha e a história da Sagres” e a investigação científica, sendo esperadas mais de 200 mil pessoas para visitar o veleiro português.

Investigação científica

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, por sua vez, afirmou que o programa de comemorações do V Centenário da Circum-Navegação é transversal a todos as áreas governativas, integrando sectores como a ciência, economia, educação, cultura, com várias instituições públicas e privadas.

“Existe um vasto programa de eventos de 2019 a 2022, com acções de natureza multidisciplinar. A viagem do navio é uma oportunidade para realizar acções concretas de promoção e divulgação, ou investigação científica. É também uma oportunidade para uma afirmação externa de Portugal”, disse Ricardo Serrão Santos.

O ministro do Mar destacou ainda a presença do navio em cidades da rede Mundial de Cidades Magalhânicas e em cidades da Diáspora portuguesa durante a viagem. “Esta viagem à volta do Mundo tem um importante carácter formativo nos novos cadetes e vai desenvolver a bordo importantes projectos científicos, que demonstram a vitalidade e importância crescente da ciência marítima”, acrescentou.

Descoberta do Estreito de Magalhães

Durante a viagem, o navio-escola Sagres vai também participar nas comemorações da Descoberta do Estreito de Magalhães, em Punta Arenas (Chile), efectuar uma navegação conjunta com o navio Juan Sebastian Elcano e ser a casa de Portugal em Tóquio nos Jogos Olímpicos de 2020.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Alto Minho renova certificação como Estação Náutica de Portugal

Partilhar              A região do Alto Minho acaba de renovar o seu reconhecimento como Estação Náutica de …

Sem comentários

  1. Independentemente do cancelamento do programa, não entendo como é que o navio sai de Buenos Aires em direcção à Cidade do Cabo.
    O navegador nunca fez isso. Alguém não percebe nada do que disse o Pigafetta nem da rota que o navegador seguiu.
    E isto tem sido dito antes do programa ser anulado ontem.
    Luís Almeida d’Eça
    1661 343

  2. ENGº LUÍS ALMEIDA D'EÇA

    Correcção ao texto anterior
    Independentemente do cancelamento do programa, não entendo como é que o navio sairia de Buenos Aires em direcção à Cidade do Cabo, na sua rota inicial.
    O navegador nunca fez isso. Alguém não percebe nada do que escreveu o Pigafetta nem da rota que o navegador seguiu.
    E isto tem sido dito antes do programa ter sido anulado, ontem.
    Luís Almeida d’Eça
    1661 343

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.