Início / Agricultura / Sorgal Pet Food e Alltech apresentam projecto que optimiza a alimentação de cães

Sorgal Pet Food e Alltech apresentam projecto que optimiza a alimentação de cães

A Sorgal Pet Food juntou-se ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, à Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e à Alltech para desenvolverem novas formulações de alimentos completos para cães, com foco na bio-disponibilidade de minerais essenciais à saúde dos animais.

O projecto chama-se “MinDog – Minerais orgânicos na alimentação de cães” e vai ser apresentado no próximo dia 27, no Complexo ICBAS-FFUP. A entrada é livre.

Nos últimos anos temos vindo a assistir a um aumento significativo dos cuidados prestados aos animais de estimação, fruto da tendência clara de humanização dos mesmos que, hoje em dia, frequentemente são considerados membros activos da família.

A maior expressão da humanização dos animais de companhia passa, claramente, pela alimentação, cuja evolução é cada vez mais uma necessidade, à medida que passamos da garantia das necessidades nutricionais básicas para uma lógica de optimização da nutrição como forma de potenciar a saúde e o bem-estar do animal.

Qualidade da alimentação

Assim, surge a necessidade de apresentar ao mercado produtos cuja qualidade intrínseca e percepcionada permita aos clientes satisfazerem as necessidades que os seus animais de companhia possuem (ausência de doenças, crescimento saudável), mas também as necessidades do próprio cliente, de humanização do seu companheiro.

Estes alimentos devem ser de elevada qualidade, capazes de responder às exigências dos consumidores, a preços mais competitivos e respeitando o ambiente.

Por esta razão, a Sorgal Pet Food, marca que produz e comercializa alimentos secos para cães e gatos da Sorgal, e a Alltech, empresa responsável pela produção de suplementos minerais orgânicos, juntaram-se ao ICBAS e à Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto com o objectivo de desenvolver novas formulações de alimentos compostos para cães adultos e cachorros com minerais essenciais à saúde de elevada bio-disponibilidade, assegurando a satisfação das necessidades nutricionais e a diminuição do impacto ambiental, pela diminuição da excreção mineral.

Projecto MinDog

O projecto MinDog gerou novos conhecimentos científicos e soluções técnicas, identificando as melhores fontes de minerais para a nutrição de cachorros e cães adultos, nomeadamente fontes orgânicas de zinco e de selénio, dois minerais de extrema importância na saúde dos animais.

“Pretendemos que este projecto culmine no desenvolvimento de uma nova gama “premium acessível” mais sustentável, de elevado valor nutricional e com características distintas dos já existentes no mercado. A preocupação com a sustentabilidade é uma das bandeiras do grupo Soja de Portugal e por essa razão queremos estar na vanguarda de soluções inovadoras e que contribuam para o bem do nosso planeta”, afirma António Isidoro, CEO do grupo Soja de Portugal.

Além a apresentação dos resultados do projecto MinDog pelos investigadores, Richard Murphy, da Alltech, falará sobre a importância dos minerais orgânicos na nutrição, e o Paulo Neves, da Sonae MC, apresentará as principais tendências no sector de pet food europeu.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.