O Gabinete da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, informa que os produtores portugueses já podem exportar bovinos para o Qatar, uma vez que “estão estabelecidas as condições sanitárias”.
Nas Direcções de Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais/Regiões Autónomas (DSAVR/RA), está já disponível a certificação sanitária oficial a emitir no contexto.
Aprovação em Outubro de 2019
Recorde-se que em 2012, Portugal mostrou o interesse nesta exportação. Após demoradas negociações, foi obtida, no final de Outubro de 2019, a aprovação da certificação sanitária aplicável por parte das autoridades oficiais daquele país.
Está assim aberta a possibilidade de exportação de bovinos para o Qatar a partir de Portugal nas condições referidas, sendo as Direcções de Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais/Regiões Autónomas (DSAVR/RA), os serviços responsáveis pela emissão dos respectivos certificados sanitários oficiais.
Oportunidades
São cada vez mais as oportunidades de negócio para as empresas portuguesas no Qatar. O Ministério da Agricultura, em 2018, desbloqueou a interdição de exportação de carne de bovino para o Qatar e em Abril de 2019 semana anunciou que aquele mercado está aberto para os exportadores de batata.
Mas há outras oportunidades, como o agriculturaemar.com tem vindo a noticiar:
- B2B, a plataforma para aumentar as exportações para o mundo árabe
- Empresa do Qatar de iluminação LED quer fornecedores para aumentar portefólio
- Empresa do Qatar procura produtores de tintas, diluentes e solventes
- Empresa do Qatar procura fornecedores de frutas frescas, legumes e lacticínios
Agricultura e Mar Actual