A Quercus, no mês em que se comemora mundialmente a arquitectura, apresenta o EcoCasa. Um projecto “inovador no nosso País que ajudará os portugueses a adoptar hábitos de consumo sustentáveis nas suas casas”, garante a direcção da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.
O site www.ecocasa.pt estará disponível, de forma totalmente gratuita, a partir da próxima terça-feira, dia 22 de Outubro.
“É dentro de casa que passamos a maioria do tempo. O consumo de energia dos edifícios, incluindo todo o seu ciclo de vida, representa 36% do consumo de energia em todo o Mundo – na União Europeia o valor é superior à média mundial (40%) – e cerca de 40% das emissões directas e indirectas de dióxido de carbono. É o momento de fazermos a diferença e diminuirmos a pegada ecológica no planeta”, alerta Aline Guerreiro, da direcção da Quercus e coordenadora do EcoCasa.
“A minha casa é fria, quente ou confortável?”
A Quercus apresentou recentemente os resultados de um inquérito – “A minha casa é fria, quente ou confortável?” –, segundo os quais apenas 1% dos portugueses consideram viver numa casa confortável. Dos que consideram a sua casa desconfortável, cerca de 70% afirmam ser necessário um aumento significativo de energia para manter o conforto térmico.
O sector energético, com principal destaque para as opções relacionadas com a climatização, apresenta o mais elevado potencial de poupança, com base em melhorias simples, mas fundamentais: a utilização de caixilharias eficientes, a colocação de estores nos locais necessários, entre outras medidas, promovem de forma decisiva um correto isolamento das casas.
Eficiência hídrica
Diz a Quercus que a adopção de medidas de eficiência hídrica é também essencial. A redução de caudal nas torneiras pode gerar poupanças na ordem dos 30% a 45% no consumo de água, originando também poupança de energia.
De acordo com a Directiva (UE) 2018/844, que altera a Directiva 2010/31/UE relativa ao desempenho energético dos edifícios, estes têm até 2021 para assegurar o uso de quantidades quase nulas de energia para climatização, assim como para o aquecimento de água.
Neste contexto, o projecto EcoCasa pretende, além da componente de sensibilização e aconselhamento, apresentar soluções concretas e modificar comportamentos e hábitos na gestão, renovação ou aquisição de uma casa.
Simuladores de poupança
O EcoCasa, um projecto que se pretende evolutivo, apresentará em breve quatros simuladores de poupança: eficiência hídrica, eficiência energética, certificação energética de edifícios e gestão de resíduos:
- Simulador de eficiência hídrica: visa encontrar soluções para poupança de água.
- Simulador de eficiência energética: tem o objectivo de reunir hábitos de consumo e electrodomésticos mais eficientes.
- Simulador de certificação energética de edifícios: é útil para determinar a classe energética de cada casa.
- Simulador de gestão de resíduos: serve para definir as melhores opções sobre resíduos, atingindo-se em casa o que se designa por ‘resíduo zero’.
O “nutricionista para a sua a casa”
A partir de 22 de Outubro, este projecto estará preparado para responder a questões sobre eficiência energética, eficiência hídrica, construção sustentável e gestão de resíduos, através do correio electrónico ecocasa@quercus.pt ou em formulários no site.
Os portugueses terão ao seu dispor uma espécie de ‘nutricionista’ para a sua casa, de forma totalmente gratuita, que ajudará a esclarecer todas as dúvidas e apresentará as soluções mais simples e eficientes para cada casa portuguesa.
A Quercus pretende que o projecto EcoCasa “dê um contributo fundamental para a redução da pegada ecológica dos portugueses, sendo o EcoCasa um verdadeiro impulsionador de bons hábitos e de casas mais sustentáveis e eficientes”.
Este projecto conta com o apoio de empresas do sector dos materiais de construção, com uma forte aposta na responsabilidade ambiental: Amorim Isolamentos, Gyptec Iberica, Onduline, Climalit Plus e Technal e do apoio institucional do Portal da Construção Sustentável.
Agricultura e Mar Actual