Início / Agricultura / INE espera produção de maçã abaixo da média do quinquénio

INE espera produção de maçã abaixo da média do quinquénio

Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Novembro de 2024, dizem que a “tempestade Kirk provocou quebras na produção de maçã na região Norte”. Mas, globalmente, “a produção de maçã deverá ser idêntica à do ano anterior, embora abaixo da média do quinquénio”.

“Na região do Oeste a campanha da maçã decorreu melhor do que o previsto, estimando-se uma produção ligeiramente superior a 2023, devido à entrada em produção de novos pomares, principalmente da variedade Fuji, que tem vindo a ganhar expressão pela substituição de pomares de pêra Rocha”, refere o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Novembro de 2024.

Em contrapartida, adianta, “a passagem da tempestade Kirk provocou quebras na produção de maçã na região Norte, em particular no Douro Sul e em Carrazeda de Ansiães. A colheita, que decorria com normalidade, foi interrompida por fenómenos de vento forte, que levaram à queda de boa parte da produção das variedades Bravo de Esmolfe e Golden Delicious e, apesar de parte desta produção ter sido encaminhada para a indústria, verificaram-se perdas de rendimento significativas para os produtores afectados”.

Pode ler o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Novembro de 2024 completo aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.