Início / Featured / Ana Cunha anuncia reabertura do Porto das Lajes das Flores ao tráfego local

Ana Cunha anuncia reabertura do Porto das Lajes das Flores ao tráfego local

A secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou hoje, 9 de Outubro, nas Flores, que o Porto Comercial da Lajes acaba de ser reaberto à navegação para o tráfego local.

A partir de agora, este porto pode ser utilizado por navios até 60 metros de comprimento e calado de quatro metros, o que permite assegurar o normal abastecimento de bens à ilha das Flores, estando também já assegurado o abastecimento de combustível através do tráfego local.

Furacão Lorenzo

Em declarações aos jornalistas após visitar zonas afectadas pelo furacão Lorenzo, que fustigou os Açores na passada semana, Ana Cunha revelou que o porto está operacional, “com alguma limitação, neste momento, quanto ao calado e ao comprimento dos navios, mas assegura o que é essencial, que é o abastecimento à ilha”.

A secretária Regional sublinhou que, após os danos ocorridos aquando da passagem do furacão, “a principal preocupação era que o porto ficasse operacional ou averiguar se poderia ficar operacional”, frisando o esforço realizado pela Portos dos Açores, Autoridade Marítima, Forças Armadas e outras entidades nesta missão.

“Houve, de facto, um trabalho extraordinário e em tempo recorde, de uma semana, para tornar esta infraestrutura operacional e podermos estar aqui, com tranquilidade, a afirmar que, a partir de agora, a infraestrutura está aberta ao tráfego local”, disse.

Colaboração da Marinha

Ana Cunha adiantou que, após um primeiro abastecimento de bens de primeira necessidade com a colaboração da Marinha, em que não foi preciso usar o cais, tendo a carga sido transportada através de botes até à ilha, a partir de agora os abastecimentos já serão feitos pelo tráfego local, com recurso à contratação de navios que operam na Região.

Em relação ao abastecimento de combustível, Ana Cunha referiu que está garantido o abastecimento de 40 mil litros a partir do Corvo, na sequência da deslocação para esta ilha de uma plataforma que trouxe o combustível da Terceira até ao Corvo e irá, de seguida, transportá-lo até às Flores, em duas cisternas.

“Seguidamente, serão transportados, pelo menos, 140 mil litros de combustível, o que permitirá, atendendo às reservas existentes até ao final deste mês de Outubro, a criação de reservas na ilha para mais 15 dias”, adiantou Ana Cunha.

As cisternas serão depois transportadas pelos navios do tráfego local, vazias, e continuarão a seguir para a ilha, atestadas, abastecendo de acordo com as necessidades.

“Se será de semana em semana, de 15 em 15 dias, logo se verá, de acordo com aquilo que forem os consumos e as reservas existentes na ilha”, disse a secretária Regional.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Revista Portugalglobal. Portugal tem mais de 13.000 empresas ligadas à floresta

Partilhar              “Em Portugal existem mais de 13.000 empresas ligadas à floresta, grande parte dedicadas à silvicultura …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.