Início / Agricultura / Uva de mesa portuguesa já pode ser exportada para a China. Citrinos, pêra e maçã em negociação

Uva de mesa portuguesa já pode ser exportada para a China. Citrinos, pêra e maçã em negociação

Os agricultores portugueses já podem exportar uva de mesa para a China. “Após um intenso processo de negociações técnicas e diplomáticas”, foi hoje,20 de Setembro, aberto o mercado chinês à exportação de uva de mesa produzida em Portugal, informa o Ministério da Agricultura.

O secretário de Estado da Agricultura está agora optimista também quanto à abertura deste mercado para citrinos, pêra e maça, processos que estão já em fase adiantada de negociação.

Trata-se do primeiro acordo fitossanitário conseguido com as autoridades chinesas, abrindo mais uma oportunidade de crescimento para o sector hortofrutícola nacional. Pode agora ter início a exportação da primeira fruta portuguesa para a China, desde que cumpridos todos os requisitos acordados entre as autoridades fitossanitárias nacionais e chinesas.

Até Julho, exportações hortofrutícolas ultrapassaram os 900 M€

Para o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, “esta é uma excelente notícia para o sector hortofrutícola nacional, cujas exportações têm vindo a registar uma trajectória ascendente muito consistente”.

Medeiros Vieira cita os números recentes: “até ao mês de Julho, em 2019, as exportações do sector hortofrutícola ultrapassaram já os 900 milhões de euros, valor que corresponde a um crescimento de 11% face ao período homólogo”.

Estratégia de negociação consistente

“O mercado chinês, que este Governo abriu para a carne de porco, é um mercado de extrema exigência, mas de uma dimensão relevantíssima, capaz de fazer a diferença para muitos produtores nacionais”, sublinha o governante, considerando também que “nesta matéria, é necessário ter uma estratégia de negociação consistente, assente em elevados padrões de qualidade e numa diplomacia dinâmica e com grande capacidade de resposta”.

O secretário de Estado da Agricultura está agora optimista também quanto à abertura deste mercado para citrinos, pêra e maça, processos que estão já em fase adiantada de negociação.

Desde que assumiu funções, este Governo já abriu 56 mercados, para 228 produtos (172 da área animal e 56 de origem vegetal) e está a trabalhar de forma intensa e empenhada na abertura de 61 mercados, para viabilização da exportação de 277 produtos, sendo 232 da área animal e 45 da área vegetal.

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.