Os agricultores continuam a dizer que os prejuízos provocados pela população descontrolada de javalis são elevados.
Por isso, delegações de agricultores, da Região Centro, lesados pelos javalis e por outros animais selvagens, vão concentrar-se no dia 31 de Julho, a partir das 15 horas, em frente ao Ministério da Agricultura, na Praça do Comércio, em Lisboa.
Segundo um comunicado conjunto da CNA — Confederação Nacional de Agricultura, da UADL — União dos Agricultores do Distrito de Leiria, da Balagri — Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu e Adaco — Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra, o objectivo é “voltar a chamar a atenção do Ministério da Agricultura e do Governo para o grave problema dos prejuízos causados à lavoura – à agricultura familiar – em vastas regiões do País, e no Centro em especial”.
Pedido de indemnizações
“Tendo sobretudo em conta que, dada a situação descontrolada em que se encontram as populações desses animais selvagens e o elevado montante dos prejuízos, ao Ministério da Agricultura e ao Governo em especial compete acudir à situação dos muitos agricultores lesados, a CNA e três das suas filiadas, com os agricultores, vão voltar a reclamar a atribuição de indemnizações aos lesados, pelos prejuízos, e o controlo das populações desses animais”, salienta o comunicado.
Para a direcção da CNA, os agricultores, nomeadamente os da agricultura familiar, não podem “ser obrigados” a “alimentar os animais selvagens à custa das produções agrícolas e até florestais. Os prejuízos elevados que se verificam – até agora sem indemnizações – levam mesmo a que muitos e muitos dos agricultores lesados tenham que abandonar a produção”.
Depois da DRAP Centro
Recorde-se que as organizações promotoras desta concentração fizeram entrega a 17 de Abril, ao Director-Regional da DRAP Centro, de um documento dirigido ao ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, sobre a situação e com as reclamações dos agricultores lesados, “documento esse que, até hoje, não recebeu resposta do Ministério da Agricultura”, garante a CNA.
Ver também:
ICNF alarga período de licenciamento de caça ao javali até 30 de Setembro
Agricultores lesados pelos Javalis recebidos na Assembleia da República
CNA quer indemnizações aos “lesados pelos javalis” e dá prazo de um mês ao Ministério da Agricultura
Agricultura e Mar Actual