O projecto “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”, candidatado ao Centro 2020, tem abertas inscrições para a as Escolas de Pastores, até 23 de Agosto. Todos os empreendedores em idade activa podem candidatar-se a este programa.
De realçar que a frequência na Escola de Pastores dará a possibilidade de candidatura a um prémio de 5.000 euros (Vale Pastor).
Onde
Esta formação tem início marcado para 23 de Setembro de 2019, e vai realizar-se em vários locais, nomeadamente: Escola Superior Agrária de Castelo Branco, com componente prática nos concelhos de Castelo Branco, Fundão e Penela; e na Escola Superior Agrária de Viseu, com componente prática nos concelhos de Viseu, Oliveira do Hospital e Gouveia.
Pode inscrever-se online aqui. E saber mais sobre a formação aqui.
Relembre-se que aquele Programa centra-se na oferta de um importante contributo para a valorização económica da fileira dos queijos DOP da Região Centro.
Formação
O objectivo geral da criação das Escolas de Pastores prende-se com o desenvolvimento de um programa de formação que permita, não só, o reforço desta profissão, bem como, a promoção da inovação e conhecimento dentro da fileira dos queijos DOP da Região Centro e a valorização e aumento da competitividade dentro da mesma, por tratar-se de um dos principais produtos endógenos do território e com maior potencial de crescimento.
Pretende-se pois, que no final do seu curso, o formando adquira a capacidade de produzir da maneira mais optimizada possível, segundo critérios de bem-estar animal, prevenção de riscos ocupacionais, protecção ambiental e segurança alimentar.
O Programa de Valorização
O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, liderado pelo InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, tem por objectivo apoiar os agentes da fileira na resolução dos principais estrangulamentos da cadeia de valor dos Queijos tradicionais da região desde o produtor de leite até ao consumidor de modo a fortalecer e valorizar a fileira.
Os objectivos estratégicos do programa são:
- Implementar uma estratégia de rejuvenescimento, valorização e competitividade da fileira;
- Promover a inovação e o conhecimento dentro da fileira dos Queijos DOP da Região Centro;
- Melhorar a qualidade e segurança alimentar dos Queijos DOP da Região Centro;
- Melhorar a capacidade de resposta das entidades gestoras das DOP e IGP;
- Sensibilizar os produtores para a importância do processo de certificação;
- Implementar uma Estratégia de Promoção e Marketing dos Queijos DOP Região Centro;
- Tornar a opção pela compra do Queijo DOP mais apelativa / atractiva.
Saiba tudo sobre este Programa aqui.
Agricultura e Mar Actual