Início / Agricultura / Queimadas proibidas. Doze concelhos em risco máximo de incêndio. Saiba quais

Queimadas proibidas. Doze concelhos em risco máximo de incêndio. Saiba quais

São doze os concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Guarda que apresentam um risco máximo de incêndio. Quem o diz são os técnicos do IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Alcoutim (Faro), Marvão, Nisa e Gavião (Portalegre), Abrantes, Mação e Sardoal (Santarém), Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Vila de Rei e Penamacor (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda).

Risco muito elevado

O IPMA colocou em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental. Pode consultar aqui o risco de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na sequência das condições meteorológicas, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) divulgou na quinta-feira um aviso de aumento do risco de incêndios a partir de hoje.

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se”uma subida gradual da temperatura máxima e a diminuição da humidade relativa”, refere a ANEPC em comunicado, explicando que as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de incêndios.

Segundo o documento, que divulga as condições meteorológicas previstas para hoje, sábado e domingo, existe um aumento gradual do risco de incêndio com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios.

Queimas proibidas

A ANEPC recorda que para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja muito elevado ou máximo, não é permitida “a queima de matos cortados e amontoados, o uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, o lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes ou o fumigar ou desinfectar apiários, excepto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.