Início / Agricultura / Madeira: Direcção Regional de Agricultura prevê aumento de 17% na produção de cebola

Madeira: Direcção Regional de Agricultura prevê aumento de 17% na produção de cebola

A produção de cebola na Região Autónoma da Madeira deverá aumentar 17% este ano,em relação a 2018. Segundo as estimativas da Direcção Regional de Agricultura, a produção de cebola deverá aumentar, em 2019 para cerca de 3.200 toneladas.

Comparativamente a 2018 a área dedicada à cultura de cebola também deverá registar uma pequena variação positiva, passando para cerca de 100 hectares (eram 99 hectares em 2018), sinal da atenção e interesse que esta importante espécie hortícola tem na Região Autónoma da Madeira. O número de agricultores envolvidos na produção varia entre 1.100 a 1.150.

A cultura da cebola manteve-se dinâmica, sendo disso sinal o aumento das plantas distribuídas aos agricultores pelos serviços da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e privados.

Comercializadas cerca de 578.600 plantas

Em 2018 foram comercializadas cerca de 578.600 plantas, das quais 178.600 foram produzidas pelos viveiros da Direcção Regional de Agricultura (30,8%).

O valor bruto da cebola na Madeira, em 2018, foi de 2,242 milhões de euros.

“Constata-se, assim, em relação ao ano de 2017, um aumento de 24% do rendimento potencial dos agricultores, sinal de uma maior valorização e cuidados dedicados à cultura, proporcionadores de colheitas de maior qualidade e, logo, mais valorizadas, para além de uma crescente tendência de colocar a cebola madeirense como preferencial no pacote de compras dos consumidores desta espécie”, refere fonte institucional do Governo Regional da Madeira.

Aumento do preço

Estes factos justificam que, apesar do aumento da oferta regional, se tenha constatado um aumento do preço médio da sua venda à produção de 18%, o qual passou de 0,66€/kg para 0,78€/kg, entre estes dois anos, salienta a mesma fonte.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Revista Portugalglobal. Portugal tem mais de 13.000 empresas ligadas à floresta

Partilhar              “Em Portugal existem mais de 13.000 empresas ligadas à floresta, grande parte dedicadas à silvicultura …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.