As previsões meteorológicas dão para o continente temperaturas superiores a 30º a partir de sábado e elevado risco de incêndio. As queimadas estão proibidas até 14 de Maio, terça-feira, nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.
A decisão foi assinada em Despacho conjunto do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.
O Governo destaca que esta decisão resulta das informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre o agravamento do risco de incêndio para a globalidade do território do continente.
Risco elevado de incêndio
“Por ter chovido nos últimos dias não quer dizer que não vai haver incêndios porque o combustível está húmido. Aquilo que está previsto é uma secagem muito mais rápida da humidade que existe, quer seja no solo, quer seja no combustível”, disse à Lusa o adjunto nacional de operações da ANEPC — Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Alexandre Penha.
Para saber se pode fazer uma queimada, consulte o risco de incêndio no seu concelho aqui.
Agricultura e Mar Actual