Início / Agricultura / Azeite do Alentejo quer seduzir mercados da Escandinávia

Azeite do Alentejo quer seduzir mercados da Escandinávia

O CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo continua a desbravar novas geografias e, desta vez, voa para a Dinamarca e Suécia para promover, junto dos seus exigentes consumidores, as qualidades do ‘ouro verde’ português.

Os dinamarqueses chamam-lhe olivenolie, os suecos olivolja e, cada vez mais, o azeite faz parte do cabaz alimentar dos consumidores escandinavos.

Para dar a conhecer as qualidades do azeite e os benefícios do seu consumo, o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, que representa 28 produtores de azeite desta região portuguesa, prepara-se para viajar rumo à Dinamarca e à Suécia.

Acção de promoção

Esta vasta acção de promoção compreende, em cada um dos países, provas técnicas e um jantar de harmonização com distribuidores, retalhistas, jornalistas e chefs, assim como degustações com consumidores locais, em lojas delicatessen de Copenhaga e Estocolmo – nos dias 30 de Abril e 2 de Maio, respectivamente.

Verde ou maduro? Muito ou pouco picante? Estas vão ser algumas das questões colocadas a dinamarqueses e suecos, consumidores exigentes, com elevado poder de compra e cada vez mais disponíveis para experimentarem os sabores e produtos da dieta mediterrânica.

Consumo de azeite aumenta 5 vezes em 10 anos

A título de exemplo, em 2016, o consumo de azeite na Suécia atingiu 1 kg per capita, cinco vezes mais do que dez anos antes – embora este possa parecer um valor modesto para os consumidores portugueses, cujo consumo per capita de azeite ronda 7 kg.

“Com uma gastronomia que utiliza lacticínios como base, os consumidores nórdicos só agora estão a descobrir os benefícios do consumo do azeite. Cada vez mais, estão a importar os hábitos alimentares da Europa do Sul, pelo que este é o momento certo para lhes dar a conhecer o melhor azeite do Alentejo, região responsável por cerca de 80% da produção nacional. Acreditamos que, no futuro próximo, a Dinamarca e a Suécia serão mercados muito importantes para o Azeite do Alentejo”, salienta Mariana Teles Branco, responsável de marketing e qualidade do CEPAAL.

Copenhaga a 30 de Abril

Em Copenhaga, no dia 30 de Abril, a prova técnica para jornalistas e a acção de degustação aberta ao público vão ter lugar, entre as 11 e as 16 horas, na loja Stigs Oliven, no principal mercado da capital dinamarquesa, Torvehallerne KBH, conhecido pela qualidade e diversidade da sua oferta.

Já a promoção junto de distribuidores e profissionais irá decorrer na Residência da Embaixadora de Portugal na Dinamarca, Rita Laranjinha, que será a anfitriã de um jantar que terá assinatura do chef dinamarquês Jesper Witt Paustin e inspiração mediterrânica, além de harmonizado com os azeites alentejanos.

Estocolmo a 2 de Maio

Em Estocolmo, no dia 2 de Maio, as acções com a imprensa e os consumidores suecos vão decorrer na mercearia gourmet Stockholm Ost & Chark, na pequena ilha de Södermalm, no centro da capital sueca, entre as 11 e as 16 horas.

O evento profissional irá decorrer ao final da tarde no Hotel At Six, de cinco estrelas. O embaixador português na Suécia, Henrique Silveira Borges, estará presente.

Estados Unidos, Canadá, e Alemanha

Depois de acções de promoção nos Estados Unidos, Canadá, e Alemanha, ao longo dos últimos dois anos, chega a hora dos mercados escandinavos. A Dinamarca e Suécia foram identificados pelos produtores associados do CEPAAL como mercados estratégicos de exportação.

Em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, Portugal exportou 454 mil euros de azeite para aquele país, o que equivale a apenas 0,08% do total das exportações portuguesas de azeite (perto de 579 milhões de euros).

Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos

Estas iniciativas na Dinamarca e na Suécia inserem-se no projecto de internacionalização “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, com o qual o CEPAAL pretende reforçar a estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados.

A intenção é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade colectiva ao produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao sector.

Apoio Alentejo 2020

O projecto é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 euros, dos quais 256.546 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Sediado em Moura, o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo nasceu em 1999 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivo valorizar e promover o Azeite do Alentejo dentro e fora de Portugal.

Além de 28 produtores, tem entre os seus associados instituições ligadas ao sector olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.