O Ministério da Agricultura quer conhecer as necessidades dos agricultores para combater a seca. Por isso, vai identificar as falhas no terreno. As Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) vão disponibilizar um formulário de identificação de necessidades, a preencher pelos agricultores até ao próximo dia 15 de Maio.
O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural desencadeou uma operação de recolha de informação sobre as necessidades de investimento dos agricultores em equipamentos de captação, transporte e armazenamento de água bem como de equipamentos para abeberamento de gado.
Acompanhamento dos Efeitos da Seca
Tendo em conta as actuais condições climatéricas verificadas em Portugal continental, e a provável evolução para uma situação de seca agrometeorológica e hidrológica, o Ministério da Agricultura disponibilizou, através das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP), um formulário de identificação de necessidades, a preencher pelos agricultores até ao próximo dia 15 de Maio. Os agricultores deverão igualmente indicar os meios de que já dispõem.
Esta medida inscreve-se no âmbito da actividade da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, constituída pelo Governo para acompanhar, de forma permanente, o impacto da situação de seca no terreno, em cada momento.
Por isso mesmo, o Despacho determina ainda que as DRAP disponibilizem, até aos dias 15 e 30 de cada mês, informação sobre a evolução da situação de seca nas respectivas regiões.
A informação deverá caracterizar a actual situação e a evolução dos recursos hídricos privados, das pastagens e forragens, culturas permanentes e temporárias, explica o Ministério da Agricultura.
Agricultura e Mar Actual